série Hipertensão Arterial

A hipertensão é o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, que pode levar a complicações como insuficiência cardíaca, perda de visão, AVC e insuficiência renal, sendo importante fazer o tratamento adequado com dieta e medicação para prevenir esses problemas. 

O controle da hipertensão depende de muitos fatores, além do uso correto de medicamentos, quando recomendado. A alimentação é um destes fatores, podendo auxiliar inclusive na redução da pressão.  

Na dieta para hipertensão, é importante evitar o sal durante o preparo das refeições, assim como o consumo de alimentos industrializados ricos em sódio, que é a substância responsável pelo aumento da pressão arterial. Além disso, deve-se evitar o consumo de café, chá verde e alimentos ricos em gordura, como carnes vermelhas, linguiça, salame e bacon. 

Aliados 

Para controlar a hipertensão, deve-se fazer uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos integrais, como sementes, arroz, pão, farinha e macarrão integrais, e grãos como aveia, grão-de-bico e feijão. O cálcio, o magnésio e o potássio são os grandes aliados. Esses minerais, presentes em diversos alimentos como o leite e a banana, protegem o organismo, inibindo a ação do sódio e reduzindo a pressão arterial. 

Também é importante consumir alimentos com pouca gordura, preferindo leite e derivados desnatados e peixes e carnes magras. Além disso, deve-se investir em gorduras boas, utilizando o azeite para preparar os alimentos e consumindo diariamente frutas e sementes ricas em ômega-3, como linhaça, chia, castanha, nozes, amendoim e abacate. 

Vilões 

Na dieta para combater a hipertensão, deve-se evitar, como já dito, o uso do sal para preparar os alimentos, substituindo esse produto por ervas aromáticas que dão também sabor à comida, como alho, cebola, salsa, alecrim, orégano e manjericão. 

Também é importante evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em sal, como amaciantes de carne, caldos de carne ou de legumes, molho de soja, molho inglês, sopas em pó, macarrão instantâneo e carnes processadas, como linguiça, salsicha, bacon e salame.  

Além do sal, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em cafeína, como café e chá verde, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura, como carnes vermelhas, frituras, pizzas, lasanha congelada e queijos amarelos, como cheddar e o prato, pois o excesso de gordura favorece o aumento de peso e o aparecimento de aterosclerose, que pioram a hipertensão. 

Consulte o seu médico e saiba mais como buscar novos aliados na alimentação e se afastar dos vilões da hipertensão arterial. 

Fonte: Atual Nutrição/Tua Saúde