Meningite: uma doença perigosa

Contagiosa e perigosa, a meningite é uma doença grave que atinge pessoas de todas as idades. Trata-se da inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção de origem viral ou bacteriana. Dados do Ministério da Saúde revelam que 25% dos casos da doença resultam em mortes e dos 80% que sobrevivem, boa parte fica com sequelas neurológicas, auditivas e até motoras. Por isso, é preciso prevenir.

“A meningite é um doença perigosa cuja transmissão acontece por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Por isso, medidas simples como lavar as mãos e não compartilhar bebidas, talheres e alimentos, pode ajudar a evitar o contágio. Porém, uma das formas mais eficazes de prevenção é a vacinação”, explica o Infectologista do Serviço de Prevenção e Controle de Infecção da Unimed Rio Preto, Inaldo Junior.

Existem vacinas importantes contra diferentes tipos de meningites que precisam ser tomadas. Uma delas é a Quadrivalente, que imuniza contra os tipos A, C, W e Y. Ela pode ser tomada por pessoas com idade a partir de dois meses. Outra muito importante é a vacina contra a meningite B, indicada para bebês acima de dois meses, jovens e adultos com até 65 anos. Ambas protegem contra a meningite meningocócica.

Há ainda uma terceira vacina, a Pneumocócica, que protege contra 13 sorotipos de doenças perigosas, entre elas a meningite pneumocócica, pneumonia, otite, entre outras. Ela pode ser tomada por qualquer pessoa acima dos dois meses de idade.

Todos estão disponíveis na Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto que fica na avenida Bady Bassitt, 4870. As vacinas Quadrivalente e Meningite B podem ser parceladas em até 10x no cartão de crédito. Já a Pneumocócica em até 6x. Clientes Unimed Rio Preto têm descontos especiais. Além disso, é muito importante que crianças e adolescentes vacinados na rede pública façam o reforço na rede particular como complemento.

A Unidade de Vacinação oferece ainda dispositivos eletrônicos que ajudam a diminuir possíveis dores na hora da aplicação e ajudar pessoas que têm medo de injeção.  Um é o óculos de Realidade Virtual. A criança assiste a vídeos interativos que fazem com que o paciente se distraia na hora da aplicação. Outro recurso é um equipamento em formato de abelha que resfria a pele do local onde será aplicada a injeção e produz uma vibração que ameniza a dor em até 88%.

Serviços:

Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto: (17)3202-1112