Amor e apoio são fundamentais no tratamento contra o câncer

Não há nada mais importante e reconfortante do que o apoio da família e amigos nas horas difíceis. Em algumas, como após receber o diagnóstico de uma doença perigosa como o câncer, a presença dessas pessoas é fundamental.

O câncer provoca grande impacto tanto no paciente como em todos que o cercam. Por tratar-se de um assunto totalmente novo para esta família, é comum que as pessoas fiquem assustadas e não saibam como lidar. Por isso, é importante que todos se unam e se apoiem. Dessa maneira tudo será mais fácil.

Segundo orientações do Instituto Nacional de Câncer – INCA, durante o tratamento, o que os pacientes com este diagnóstico mais precisam é de solidariedade. A ajuda de amigos e familiares é fundamental em todos os momentos. Mas esse apoio não deve se restringir apenas ao aspecto psicológico. O acompanhamento às consultas, o cuidado com a alimentação e a preocupação com a realização dos curativos em casa também são essenciais.

Nessa hora, o portador da doença precisa de atenção, compreensão, carinho e amor. Atitudes e sentimentos que podem fazer com que ele perceba que não está sozinho, mas se sinta amado, querido e tenha cada vez mais forças para enfrentar o tratamento, por vezes tão difícil, longo e doloroso.

Mas por incrível que pareça, existem pacientes que relatam uma situação complicada de entender, mas que infelizmente é realidade. Após diagnosticados com câncer, muitos pacientes relatam o afastamento de amigos e até de familiares. Já outros se isolam espontaneamente e evitam conversar com aqueles que estão abertos a ouvir e ajudar, caso seja preciso. Nessas horas é fundamental ajuda profissional, pois comportamentos depressivos podem realmente atrapalhar a evolução do tratamento.

Para alertar as pessoas sobre este e outros assuntos importantes relacionados à doença, todos os anos, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro. Uma data criada para falar sobre o assunto e lembrar toda a população a respeito do problema que atinge milhares de indivíduos ao redor do mundo.

Quando souber de algum novo caso de câncer, apoie a pessoa, dê carinho e amor, isso não tem preço. O apoio emocional e os cuidados com os pacientes com câncer são fatores essenciais para sua recuperação e você pode ajudar.

Por isso, assim como INCA, a Unimed São José do Rio Preto, por meio da Central de Quimioterapia, Medicina Preventiva e Unimed Lar*, também oferece orientações para os cuidadores, que geralmente são pessoas da família. Essas pessoas devem saber exatamente quais são as necessidades do paciente e a forma correta de ajudá-lo.

*serviços exclusivos para beneficiários Unimed Rio Preto.

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *