Apenas quinze minutos

Modalidade esportiva propõe menos tempo de treino para conquistar mais resultados

Quinze minutos de fama pode transformar a vida de uma pessoa. O que você talvez não saiba é que 15 minutos de exercícios físicos também pode transformar o seu corpo. O nome disso é HIIT, método de treino focado na intensidade e no resultado rápido.

O treino intervalado de alta intensidade é um método que visa bons resultados consumindo menos tempo. Para que isso aconteça, a modalidade mistura treinos aeróbicos e anaeróbicos.

De acordo com o personal trainer José Antônio Pinheiro, do Bio Wellness Studio, o treino HIIT segue intervalos de alta intensidade que podem variar de cinco segundos a oito minutos, e devem ser realizados entre 80% a 95% do número máximo de batimentos cardíacos que o coração do atleta faz em um minuto.

“A maior vantagem desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 48 horas”, Explica o personal.

Preocupada com o excesso de peso, a médica Lívia Saes Vasques decidiu encarar o treino de alta intensidade. O resultado superou as expectativas. “Decidi pelo HIIT por ter conhecimento cientifico dos resultados. E foi perfeito. Fiz o programa e emagreci 12 quilos e agora eu misturo o treino intenso com a musculação”, conta Lívia. “Para quem não tem tempo, como eu, o treino intenso de 15 minutos, associado com a dieta correta, traz resultados muito rápidos”, conclui ela.

A prática de exercícios físicos, sendo de alta intensidade ou não, realizada durante horas ou apenas alguns minutos, tem importante relevância para o corpo e mente do praticante. Segundo a educadora física da Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto, Jamile Gomes Oliveira, a prática de atividades físicas promovem melhorias cardiovasculares, respiratória, óssea, de concentração e fortalece o sistema imunológico.

“Praticar exercícios funcionais, nadar, pedalar, ou qualquer outra atividade que nos faça sentir prazer ao executar. Desde que o exercício seja prescrito por um profissional de educação física e orientado, certamente ele trará benefícios”, explica Jamile.

Por ser um treino de alta intensidade, o HIIT não é indicado para alguns grupos de pessoas. “Indivíduos que possuam histórico de doenças cardiovasculares, hipertensos, diabéticos, pessoas que tenham problemas nas articulações, devem evitar este treino. A modalidade acelera o metabolismo, sendo inadequado para portadores de doenças crônicas”, orienta o personal. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física, o ideal é procurar um médico para avaliação.

Serviço: Medicina Preventiva Unimed Rio Preto – (17) 3202-1120

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *