Linhas de cuidado Medicina Preventiva

A Atenção Integral a Saúde da Unimed Rio Preto é uma liberalidade oferecida aos seus beneficiários, que engloba as seguintes linhas de cuidado da Medicina Preventiva: Gerenciamento de Doenças Crônicas (Hipertensão, Diabetes e Doenças Cardiovasculares); Tabagismo; Obesidade; Oficina da Coluna; Idoso Bem Cuidado e Programa da DOR.

As linhas de cuidado foram reestruturadas no início de 2019, inovando nas formas de captação e público alvo, além das atividades com tempo pré-estabelecido, com o intuito da promoção do autocuidado.

Oferecemos a essas linhas atendimento individual e em grupos psicoeducativos, com profissionais da equipe interdisciplinar: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogas, educadores físicos e fisioterapeutas, promovendo mudanças comportamentais e no estilo de vida, além da adesão ao tratamento.

Os resultados obtidos no último trimestre de 2019 estão acima da meta estipulada, demonstrando a efetividade das linhas. Abaixo os indicadores das linhas de cuidado de tabagismo, hipertensão e diabetes e obesidade.

Percentual de cessação de uso de tabaco (Tabagismo)
Desfecho negativo mensal (doenças crônicas – Hipertensão e Diabetes)
Percentual de indivíduos que perderam peso (Obesidade)

Na linha de cuidado do Idoso tivemos uma queda na frequência de utilização da urgência/emergência em 7% e 34% a menos de internações, em comparação ao mês de outubro. Já na linha de cuidado da DOR a queda nos indicadores de frequência foram ainda maiores, 57% a menos nas passagens pela urgência e 43% a menos de internação, em comparação ao mês de outubro.

Case de Sucesso

L. F. S. D. 51 anos, sexo masculino, iniciou no programa em junho, com o peso 141,8kg, 1,68m IMC 50,24, após 3 meses no programa com intervenção de equipe multidisciplinar, houve redução de 13,5kg que corresponde a 9,52% de peso, indo para 128,3kg e IMC 45,45. O beneficiário ficará no programa por mais nove meses.