Os tempos de pandemia trouxeram várias atividades para dentro de casa. Devido a impossibilidade de enfrentar aglomerações, trabalho e estudos domiciliares se tornaram uma nova realidade. E na área de saúde não seria diferente.

O atendimento domiciliar já era possível, especialmente para idosos e crianças. Mas nos últimos anos, o serviço se popularizou para todas as idades, trazendo maior comodidade e conforto.

Continue acompanhando e conheça as vantagens da coleta de exames domiciliar, quem pode fazer e como ela funciona.

Como funciona o atendimento domiciliar?

O atendimento domiciliar para a coleta de exames traz mais conforto e segurança para o procedimento. Se você tem dificuldade de deslocamento devido a falta de tempo, por exemplo, essa é a melhor solução. Agora, ao invés de ir até o laboratório, você pode receber uma equipe especializada em sua casa.

O agendamento é feito diretamente com o laboratório, e as coletas são realizadas com técnicos de enfermagem especializados em coleta ou Técnicos em coleta preparados. Lembrando que em alguns exames específicos, como gasometria arterial, coleta de urina por sonda e outros, as coletas são realizadas por enfermeiros.

Se os exames forem no caso de coleta de criança, dois técnicos de enfermagem serão enviados para maior segurança do paciente e comodidade da família. 

Com todos esses cuidados a coleta é feita em horário escolhido por você. Além da praticidade, você tem mais conforto, privacidade e ainda pode estar próximo de seus familiares.

A coleta domiciliar é recomendada para pessoas com problemas de locomoção e idosos, mas qualquer idade pode usar o serviço. O atendimento será realizado pela mesma equipe que te atenderia no laboratório, garantindo qualidade e segurança nos resultados.

Os cuidados e preparações são os mesmos feitos na coleta tradicional. O profissional da saúde utiliza Kits EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para proteger a sua saúde e manter a sua segurança.

Leia também: Análises clínicas: como funciona um laboratório? Entenda!

Quais são as vantagens da coleta domiciliar?

Toda a segurança e resultados dos laboratórios são mantidos na coleta domiciliar, assim como nos exames feitos presencialmente. Abaixo você confere quais são as vantagens da modalidade:

  • Escolha um horário mais cômodo para você;
  • Ideal para pessoas com dificuldade de locomoção, recém-nascidos e para quem tem pouca disponibilidade de tempo;
  • Menor risco de infecções;
  • Tratamento individual, sem perder qualidade;
  • Sem filas;
  • Presença de familiares ou pessoas queridas;
  • Atendimento no conforto de casa ou onde você preferir;
  • Agendamento de coleta para toda a família.
atendimento domiciliar

Todos os exames podem ser feitos em casa?

A maior parte dos exames de rotina podem ser agendados em um local de sua escolha, mas nem todos estão disponíveis. Isso acontece devido a estabilidade das amostras que devem ser executadas imediatamente e o uso de alguns equipamentos que não podem ser transportados para fora do laboratório. Outra causa, é que alguns exames necessitam de horas de preparo do paciente, como por exemplo, curvas glicêmicas. 

As coletas disponíveis atualmente são:

  • Sangue;
  • Fezes;
  • Urina;
  • Outras amostras biológicas, como saliva ou secreções.

Meu plano de saúde cobre o atendimento domiciliar?

Não há uma regra estabelecida pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que garanta a cobertura pelos planos de saúde. Nesse caso, é importante checar as informações do seu convênio ou confirmar com o laboratório de sua escolha.

No geral, a maior parte dos laboratórios aceitam o plano de saúde para a coleta domiciliar, porém alguns laboratórios podem ter um custo extra para a realização desse serviço. Então, se você já possui um plano de saúde da Unimed Rio Preto, poderá realizar o agendamento pela Unimed Laboratório. Clique aqui e saiba mais.

Como solicito a coleta domiciliar?

Apesar de já ser uma realidade popular, é preciso verificar com o laboratório de sua confiança se o mesmo realiza o serviço. Você pode entrar em contato e realizar o agendamento on-line ou através do WhatsApp. 

Se disponível, você pode efetuar o agendamento e informar o endereço. Lembre-se que a preparação para os exames é a mesma da coleta tradicional, ou seja, os mesmos jejuns são necessários. Dúvidas sobre a orientação dos exames, consulte nosso site: https://www.unimedriopreto.com.br/atendimento/orientacoesExames

Ou se preferir entre em contato conosco e saiba mais 

No momento do exame, esteja com os documentos e pedido médico em mãos.

Os resultados geralmente ficam disponíveis online no site do laboratório, visando também a praticidade do paciente.

Agora que você já conhece as vantagens do atendimento domiciliar para a coleta de exames, você sabe quais são os exames que você precisa fazer anualmente? Clique aqui e confira.

Se você ficou interessado nas facilidades do atendimento, conheça os Planos de Saúde da Unimed Rio Preto. Acesse nosso site e adquira o plano ideal para você.