A redução do consumo de água tem ganhado força nos últimos anos com a escassez de chuva em diversas regiões do país. Sabemos que a água é um recurso limitado e que devemos rever alguns hábitos diários desse bem mais precioso.

A ONU recomenda um consumo consciente de até 110 litros por pessoa, por dia. No Brasil, essa média chega a ser de 200 litros por pessoa, de acordo com o levantamento da Agência Nacional de Águas.

Mas, esse problema não é exclusivo apenas do nosso país,  no entanto, cerca de 36% da população mundial vive em regiões com escassez de água, e é previsto que, até 2030, esse consumo de água aumente 40% devido a uma série de fatores como as mudanças climáticas, a ação humana e o crescimento demográfico. Por isso, é preciso cuidar desse recurso, um compromisso que cada pessoa pode assumir no dia a dia e em casa.

Tomar banhos mais rápidos, lavar as mãos e escovar os dentes com a torneira fechada, lavar a louça e a roupa com o mínimo de água são medidas conhecidas, embora nem sempre adotadas.

Chuveiros, torneiras, vasos sanitários e máquinas de lavar são equipamentos que impactam negativamente no consumo de água residencial e precisam ser usados de forma consciente.

Veja abaixo alguns exemplos práticos de tempo x gastos que podem te ajudar a visualizar melhor esse desperdício com a água 

  • Um banho de 15 minutos você gasta até 135 litros de água;
  • A cada uso do vaso sanitário, você gasta até 14 litros de água em seis segundos de acionamento;
  • Torneira pingando sem parar, o consumo é igual a 1,5 litro a cada dez minutos;
  • Torneira aberta por 15 minutos, o gasto chega até 117 litros;
  • Torneira fechada para lavar as mãos e escovar os dentes, a economia de água chega até 11 litros.

Confira como o uso correto da água pode trazer benefícios a você. 

Como economizar água no banheiro

O banheiro é o local da casa em que ocorre mais da metade do consumo de água. Por isso, é necessário ficar atento e não deixar a água correr ao fazer a barba ou escovar os dentes.

Faça banhos curtos no chuveiro e lembre-se de desligar a água ao se ensaboar ou lavar o cabelo. Caso opte pelo uso da banheira, feche o ralo antes de abrir a torneira e encha somente até a metade.

Não jogue lixo no vaso sanitário. Além de não recomendado, a prática ainda danifica todo o seu encanamento.

Conselhos para economizar água na cozinha e na lavanderia 

Depois do banheiro, outros dois espaços que normalmente desperdiçamos água são com a cozinha e a lavandeira. Por isso, as dicas abaixo são fundamentais para evitar um desperdício de água descontrolado.

Manter a água para beber dentro da geladeira em vez de deixar a torneira aberta até que saia em temperatura fria. Não utilizar água para descongelar os alimentos embaixo da torneira. É preferível deixar na geladeira, mas na parte inferior e durante a noite.

Usar a máquina de lavar louça apenas quando ela estiver cheia. Lave roupas em grandes quantidades e selecione o ciclo na máquina de lavar que usa o nível de água adequado.

Recomendações para economizar água com os equipamentos domésticos 

Se por um lado, alguns cômodos da residência contribuem para um maior consumo de água, por outro, é possível fazer o uso eficiente da água por meio de equipamentos e eletrodomésticos, economizando recursos.

Se o seu vaso sanitário gasta litros de água a cada descarga, considere a substituição do equipamento por um vaso sanitário de alta eficiência, ou até mesmo colocar um recipiente plástico fechado cheio de água dentro da caixa acoplada do vaso sanitário, para que o escoamento de água seja menor.

Instalar arejadores de baixo fluxo em torneiras e chuveiros também ajudam a moderar e reduzir o fluxo de água.

As lavadoras de roupas mais modernas disponíveis no mercado, possuem alta eficiência e ciclos de lavagem com consumo de água adequado para cada tipo de roupa. Se a sua máquina anda gastando muita água, é melhor aposentar o uso dela e adquirir uma lavadora nova.

Fique sempre em alerta quando a conta no final do mês chegar. Se o valor for incompatível com seus gastos, verifique se não há vazamento no encanamento hidráulico. Se for identificado, repare todos eles.

Dicas para economizar água no jardim 

O jardim é um dos locais com a maior pegada hídrica de uma casa, especialmente no verão. Mas é possível ter um jardim bonito e que precise de pouca água. Além de reduzir a conta, o meio ambiente agradece todo esse cuidado.

Se o seu jardim é grande e com várias espécies botânicas, use água residual que tenham sido adequadamente tratadas para a irrigação. O uso da mangueira aumenta significativamente o gasto com a água.

Regar o jardim durante a parte mais fresca do dia é a opção mais adequada segundos os paisagistas. Evitar regar em dias com ventos muito fortes.

Ajuste os aspersores de água para que eles molhem apenas o gramado ou o jardim, e que a água não chegue à rua ou na calçada.

Você já ouviu falar no termo água cinza? 

Água cinza pode ser definida como qualquer resíduo gerado por uma residência, exceto esgoto sanitário. As águas cinzas são geradas a partir de chuveiros, pias, máquina de lavar e demais processos domésticos. 

Por ser de origem domésticas, essa água possui resíduos de alimentos, produtos de limpeza e concentração de produtos tóxicos. E, por possuir pouca matéria orgânica, seu tratamento e processo de reutilização acabam sendo mais simplificados, tornando-a uma maneira fácil de economia.

Depois de passar pelo tratamento adequado, a água pode ser reutilizada, por exemplo, em atividades residenciais como em descargas de vasos sanitários, irrigação, lavagem de calçadas, lavagem de carros, pisos, e outras utilidades. 

Ou seja, diariamente, é possível reutilizar litros de água que seriam facilmente desperdiçados na sua residência.

Simples, não é mesmo? Todo mundo é capaz de contribuir para a redução do consumo de água. Não deixe para começar depois, o meio ambiente depende de cada um de nós para sobreviver. Vamos fazer a diferença! Mudar hábitos pode ajudar na economia de água.