Conheça a Clara, a inteligência artificial da Unimed Rio Preto

Cada vez mais, esta tecnologia é utilizada para facilitar o dia a dia

Em uma época não tão distante, a interação do homem com máquinas inteligentes era algo que fazia parte apenas da imaginação de muitas pessoas. Tema frequente nas histórias de ficção científica, a inteligência artificial parecia ser exclusiva das telas de cinema. Porém, atualmente, essa tecnologia já existe e é responsável por facilitar muito o dia a dia de toda população.

De acordo com o professor de Tecnologia da Informação, Fernando Luvizari, “a Inteligência Artificial pode ser definida como um estudo que busca tornar os computadores melhores em várias tarefas que atualmente são executadas por humanos. Outra definição está relacionada à capacidade  desses equipamentos pensarem como as pessoas. Ou seja, eles teriam o poder de aprender, raciocinar, perceber, deliberar e até tomar decisões”, explica o docente.

Mas como tudo isso é possível? Segundo o especialista, a inteligência artificial utiliza vários recursos existentes como o Big Data (análise e a interpretação de grandes volumes de dados), computação de nuvem e máquinas inteligentes. A junção de tudo isso é capaz de, por exemplo, fazer com
que um aparelho de GPS preveja as melhores rotas para evitar que o motorista fique preso em um engarrafamento. Atualmente, a tecnologia já é utilizada nos smartphones, TVs e redes sociais como o Facebook, que usa o reconhecimento facial em fotos para recomendar marcações dos usuários. 

Com o objetivo de melhorar e otimizar ainda mais o atendimento aos clientes, a Unimed Rio Preto passou a oferecer um novo recurso que utiliza a inteligência artificial. Ao acessar o site da cooperativa, o internauta pode interagir com uma assistente virtual humanizada chamada Clara, que realiza o atendimento por chat sem a presença de um operador. De acordo com a supervisora de Call Center da Unimed Rio Preto, Lucimara Rodrigues, “a cada pergunta recebida, a assistente virtual faz o cruzamento do que foi solicitado com as informações já existentes em um banco de dados. Quando não consegue responder, a ligação é transferida automaticamente para um de nossos profissionais. Após isso, a questão é analisada e são inseridas novas informações para completar as já existentes. Isso faz com que a assistente fique ainda mais “inteligente” para atender as demandas simples dos clientes, onde não há necessidade de interação humana”, explica. 

A inteligência artificial já é uma realidade que faz parte da vida de todos e, certamente, veio para ficar.

 

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