Conheça os 13 ramos atuantes no país

O modelo de associação cooperativa pode ser aplicado à mais variada gama de negócios. No Brasil, por exemplo, as cooperativas são classificadas em 13 ramos de atuação, com diversos casos que comprovam a competitividade do modelo e sua contribuição para a sociedade. Motivos que provam que o cooperativismo se mantem em crescimento constante. Descubra os 13 ramos cooperativos brasileiros:

1 – Cooperativas agropecuárias

Este tipo de organização tem como objetivo principal ajudar seus associados (produtores rurais) a comercializar, da melhor maneira possível, suas produções, conseguindo bons compradores e preços para os produtos agropecuários. Com o ganho de escala na produção, os cooperados conseguem fazer grandes negócios, inclusive exportações (que costumam ser inviáveis para o produtor individual).

 2 – Cooperativas de consumo

São associações que buscam abastecer seus cooperados, fazendo compras em comum, para uso doméstico, com preços menores e mantendo a qualidade. Comprando em escala, os associados conseguem negociar descontos maiores e, assim, a cooperativa defende economicamente seus cooperados.

3 – Cooperativas de crédito

Também chamada de cooperativa financeira, é uma associação entre pessoas que buscam administrar suas finanças, com mais vantagens do que em um banco comum. As cooperativas de crédito oferecem, em geral, os mesmos produtos e serviços financeiros que um banco e, como instituições financeiras, também têm seu funcionamento regulado pelo Banco Central. As vantagens do modelo são tantas que, em todo Brasil, 7,8 milhões de pessoas e empresas já são associadas a cooperativas de crédito. E esse número tem aumentado a cada dia.

 4 – Cooperativas educacionais

Formada por professores e/ou pais de alunos, é uma associação organizada para prestar serviços educacionais, com ensino de qualidade e preços melhores do que em uma escola comum. Seu funcionamento também é regulado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), sendo que o corpo docente e a equipe de direção pedagógica são funcionários contratados. A maior vantagem é permitir que pais e professores tenham maior participação na instituição de ensino.

5 – Cooperativas habitacionais

Este ramo tem por objetivo adquirir residências com custos mais acessíveis para seus cooperados. Mas isso pode ocorrer de três formas:

a) formada por profissionais, técnicos e trabalhadores da construção civil, que se reúnem para construir habitações para si e/ou para o público em geral;

b) formada por pessoas que decidem, em mutirão, construir casas apenas para seus associados (o trabalho da cooperativa termina quando o último sócio tiver sua residência);

c) formada por pessoas que se dedicam ao financiamento da construção de casas, seja só para seus sócios, seja para outros.

6 – Cooperativas de infraestrutura

São organizações cuja finalidade é atender direta ou indiretamente os associados com serviços essenciais de infraestrutura, como limpeza pública, saneamento, segurança, telefonia, energia, entre outros. As cooperativas de eletrificação rural são a maioria desse ramo. Em inúmeras cidades brasileiras, onde as concessionárias tradicionais de energia elétrica não atuam diretamente, são estas cooperativas as responsáveis por levar a luz à população. Aos poucos, deixam de ser apenas distribuidoras para serem também geradoras.

7 – Cooperativas de mineração

Formadas normalmente por garimpeiros e outros profissionais da mineração, esse tipo de cooperativa tem a finalidade de viabilizar a pesquisa, a extração, a lavra, a industrialização, a comercialização, a importação e a exportação de produtos minerais. Além das atividades específicas do ramo, ainda oferecem apoio aos seus membros em outros aspectos, como alimentação, saúde, educação, etc.

 8 – Cooperativas de produção

Pode ser formada por trabalhadores de categorias diversas, mas todos envolvidos na produção de um determinado tipo de bem; produzindo, beneficiando, industrializando, embalando e comercializando o produto escolhido. Como exemplos, temos as de produção de fogões, móveis de madeira, confecção de roupas.

 9 – Cooperativas de saúde

Formadas por trabalhadores da área da saúde, mais especificamente os que se dedicam à preservação e recuperação da saúde humana (médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros e profissionais de outras atividades afins). Esse ramo surgiu no final dos anos 60 e expandiu-se rapidamente. Hoje, o Brasil lidera o cooperativismo de profissionais de saúde no mundo, contando com 849 cooperativas e 250 mil cooperados, que atendem 24 milhões de pessoas.

 10 – Cooperativas sociais

Também chamadas de cooperativas especiais, reúnem pessoas que precisam ser tuteladas, ou estão em situação de desvantagem, como deficientes, dependentes químicos ou psíquicos, egressos de prisão e condenados a penas alternativas. O objetivo geral é de inserir social, profissional e/ou economicamente os membros, desenvolver sua cidadania e oferecer mais oportunidades.

 11 – Cooperativas de trabalho

É integrada por uma categoria específica de profissionais, como dentistas, costureiras, catadores, entre outros, com o objetivo de conseguirem melhores condições de trabalho (espaço, insumos, formação, etc.) e valores superiores de contratação dos seus serviços.

12 – Cooperativas de transporte

São formadas por trabalhadores que se dedicam especificamente à prestar serviços de transporte de cargas e/ou de passageiros.

13 – Cooperativas de turismo e lazer

Prestam serviços turísticos, artísticos, de entretenimento, de esportes e de hotelaria, ou atendem direta e prioritariamente os seus associados nessas áreas. A ideia geral é o estímulo e desenvolvimento do potencial turístico da comunidade em que atua a cooperativa, mas sempre com viés social e sustentável.

Fonte: Siscoob