A revolução social dentro do capitalismo

Cooperação (do verbo latino cooperari, de cum e operari = operar juntamente com alguém) significa a ação conjunta para uma finalidade comum. E Cooperativismo é uma doutrina, que visa à renovação social através da ação de cooperação. O cooperativismo é, então, um movimento socioeconômico em que a cooperação se baseia na participação dos associados, nas atividades econômicas, em busca de atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo.

A Cooperativa é uma associação de pessoas que se baseia em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Seus objetivos econômicos e sociais são comuns a todos. Os aspectos legais e doutrinários são distintivos de outras sociedades. Seus associados acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.

Entre os pequenos negócios, esse pode ser um modelo decisivo para a manutenção de empresas e, também, para o seu crescimento. O raciocínio acaba por ser simples: enquanto sozinhas, se torna bem mais difícil para que estas acessem desde inovações tecnológicas até serviços financeiros. Além disso, a história mostra que a união de forças entre empreendedores de pequeno porte deu origem a grandes empreendimentos.

Muitos destes grandes empreendimentos cresceram e alcançaram o sucesso a partir de benefícios como:

– Controle e gestão democráticos;

– Maior poder de compras;

– Maior capacidade de negociação;

– Compartilhamento de recursos;

– Combinação de competências;

– Divisão de custos em pesquisas e investimentos;

– Oferta de produtos com qualidade superior.

Uma organização desta natureza, ou seja, a cooperativa, une, de forma autônoma, pessoas que buscam voluntariamente satisfazer suas necessidades comuns, suas aspirações econômicas, culturais e sociais por meio de uma empresa de propriedade conjunta e controlada de forma democrática. A finalidade maior é o homem, e não o lucro.

Fonte: Siscoob. Cresul.