Os problemas cardíacos ocupam o primeiro lugar no Brasil entre as causas de mortalidade por causa definida, de acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Isso significa que aproximadamente 300 mil mortes por ano são decorrentes de doenças cardiovasculares.

Mas você não precisa fazer parte dessas estatísticas. Basta ficar longe dos fatores de risco, investir em uma alimentação saudável, na prática de atividades físicas e incluir em sua agenda anual a prevenção de saúde, fazendo check-up.

Quem cuida bem do coração fica longe dos vários fatores de risco para as doenças cardíacas, como diabetes, taxas elevadas de colesterol, tabagismo e obesidade. A mudança de hábitos ajuda evitar, além do infarto e outros problemas do coração, várias doenças relacionadas a hábitos pouco saudáveis.

Sinais de alerta

  • Tontura, fadiga, suor em excesso, aumento da frequência cardíaca, náusea ou vômitos;
  • Dor torácica intermitente, que pode irradiar para as costas, ombros braços e pescoço;
  • Sensação de peso e aperto no peito;
  • Lábios, mãos ou pés com aspecto azulado.

Procure sempre um médico cardiologista, clínico geral ou geriatra para avaliar a saúde de seu coração. Esses especialistas farão um exame clínico e poderão solicitar alguns exames diagnósticos.

Fonte: Hospital Sociedade Beneficente Israelita Brasileira. Publicado em julho 2012., para: “I Diretriz Brasileira de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Na Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto, os clientes contam com mais orientações nas consultas realizadas pela Equipe Multidisciplinar.  Informações: (17) 3202-1120.