Uma rápida busca na internet e para todos os sintomas existe uma receita com plantas. Cálculos renais ? Chá de quebra-pedra. Nervoso? Camomila. E ainda é natural, não tem contraindicação não é mesmo? 

Muitos pacientes que fazem tratamento com medicamentos prescritos pelo médico tendem a usar plantas medicinais como um complemento. Estima-se que metade dos consumidores de plantas medicinais não informam ao médico sobre o uso das mesmas, e que muitas vezes interferem no tratamento com os medicamentos tradicionais. 

As interações com medicamentos dependem de uma variedades de fatores, como uso da planta no mesmo horário dos medicamentos, características do paciente, origem da planta e a dose. 

A Camomila ingerida com anticoagulante ou antiplaquetário oral (varfarina) aumenta o risco de hemorragia 

A Kava-Kava com o etanol, medicamentos antialérgicos ou os que auxiliam no sono potencializa os efeitos de sedação, cansaço e diminuição dos reflexos. 

Não tome medicamentos de farmácia com plantas medicinais sem orientação profissional, é importante também saber realizar a escolha da planta medicinal. 

  • Use plantas de origem conhecida, ao colher evite áreas próximas a esgotos, depósitos de lixo, margem de estrada ou estacionamento de veículos;
  • De preferência pelas que já conhece e sabe identificar. Procure ter conhecimento de qual parte da planta é medicinal e evite o uso de plantas medicinais murchas, sujas ou velhas;
  • Utilize o chá medicinal apenas no dia em que foi preparado e evite o excesso de planta medicinal no preparo do chá. 

Para dúvidas sobre interações medicamentosas, entre em contato conosco, que retornaremos em até cinco dias.  

Central de Informações
assistenciafarmaceutica@unimedriopreto.com.br