Vacina contra a dengue é mais uma arma contra a doença

Quando a doméstica Alessandra Sanches Musili Martins ficou sabendo que a vacina contra dengue já estava disponível na Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto, foi logo se informar e tomou a primeira de três doses. “Já peguei dengue por duas vezes e a sensação é horrível, não quero passar por isso de novo”, afirma.

Assim como Alessandra, milhões de brasileiros já foram afetados pela doença que, além de mal-estar intenso e outras complicações, pode até levar a óbito. Por esse motivo, a vacina chega como mais uma arma eficiente contra a dengue.

Segundo o laboratório fabricante da vacina Dengvaxia, o Sanofi Pasteur, ela imuniza contra quatro diferentes sorotipos da dengue e deve ser administrada em três doses, uma a cada seis meses. É indicada para indivíduos com idade entre nove e 45 anos e que já tiveram a primeira infecção por Dengue, exceto gestantes, lactantes (mulheres amamentando) e imunodeprimidos.

Esta é a melhor época do ano para tomar a vacina. “O número de casos aumenta significativamente a cada dia, principalmente nestes meses do verão, pois a quantidade de chuva e as temperaturas elevadas criam um ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

A vacina é muito segura e realmente protege contra a doença. A aplicação é simples e o pagamento pode ser parcelado com cartão de crédito. “Não é preciso ser cliente Unimed Rio Preto para tomar. Basta ir até o local e solicitar a aplicação, não há necessidade de agendamento prévio. Contamos com os serviço de atendimento domiciliar, onde poderá ser agendado horário através do whatsapp (17) 99282-8780 ou telefone fixo (17) 3202-1356.

Quem também já recebeu as primeiras das três doses foi o estudante Matheus Vanzelli Mendes. “É muito importante estarmos alertas com relação à dengue, já que a doença é muito severa e pode levar à morte. Todo cuidado é pouco. Fiquei sabendo da vacina pela minha mãe que se preocupou em me levar para tomar. Agora estou mais tranquilo”, diz.

“As pessoas estão mais conscientes com relação à importância da vacinação. Se temos essa opção disponível, não há porque não utilizá-la. Mas é muito importante não esperar que surjam surtos ou casos de mortes em decorrência da doença. Nesses casos, a procura aumenta muito. Além disso, as vacinas não têm efeito imediato no organismo, elas demoram um determinado período para imunizar o corpo. Por isso, a melhor hora para se vacinar contra a dengue é agora”.

Vale lembrar que a vacina é mais uma arma contra a dengue, mas os cuidados básicos não podem parar, mesmo por quem já está vacinado.