No dicionário, a palavra “voluntariado” significa aquele que age por vontade própria.

No dicionário Michaelis, “Voluntário” significa Indivíduo que realiza um trabalho apenas para prestar ajuda ao próximo ou a uma instituição, sem receber remuneração.

Esse é o resumo de “voluntário”, uma pessoa que, pelo seu interesse pessoal, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades de bem-estar ao próximo.

No Brasil,  em 28 de agosto é celebrado o dia do  voluntariado.

A data, além de reforçar a importância de estender a mão para ajudar quem precisa, cria um impacto positivo em nossas comunidades.

Neste texto, vamos explicar como o voluntariado pode mudar vidas e construir um mundo mais solidário. E isso é de extrema importância para nós, da Unimed Rio Preto. Vamos juntos nessa leitura!

Impacto nas comunidades

Um dos aspectos mais belos do voluntariado é o seu impacto que ele causa. Desde a revitalização de espaços públicos até a distribuição de alimentos para os necessitados, os voluntários desempenham um papel fundamental em fortalecer as bases das sociedades.

Eles fornecem suporte onde é necessário, auxiliam em emergências e contribuem para a construção de um senso de unidade e coesão.

Desenvolvimento pessoal e habilidades

O voluntariado também oferece oportunidades incríveis para o desenvolvimento pessoal.

Ao participar de atividades motivadoras, os indivíduos podem aprimorar suas habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe. A sensação de realização e a alegria ao fazer o bem podem aumentar a autoestima e a felicidade de forma significativa.

Inspirando as próximas gerações

O voluntariado é uma ótima ocasião para inspirar as próximas gerações. Ao mostrar às crianças e jovens a importância de ajudar os outros, estamos moldando mentes que se preocupam com o futuro e o bem-estar do meio em que vivem.

Esses jovens voluntários têm o potencial de criar um impacto duradouro à medida que compreendem os valores do voluntariado.

Quais são os requisitos para ser um voluntário?

Na prática, não há nenhum requisito para ser voluntário. Toda forma de dedicação e doação de tempo, conhecimento e habilidades que tenha o objetivo de promover um bem social é considerada uma atividade voluntária e deve ser muito reconhecida e honrada.

Gostaria de ser voluntário em projetos da Unimed Rio Preto?

Aqui, na Unimed Rio Preto, incentivamos o voluntariado por meio de ações e programas realizados pelo nosso Instituto. E você pode fazer parte desse universo!

A opção de ser voluntário em atividades realizadas pela Unimed Rio Preto é voltada a toda a comunidade da região e não precisa ser colaborador nem possuir qualquer vínculo com a Unimed Rio Preto ou com o Instituto Unimed para realizar esse tipo de trabalho.

No site do Instituto, há um formulário detalhado para se cadastrar. Por lá, estão disponíveis telefone, e-mail e endereço para contato, além da nossa política de voluntariado e nossa política de privacidade.

Sendo voluntário, você pode participar de projetos e eventos do Instituto, como a nossa Corrida de Inclusão, por exemplo.

Através dela, você pode se inscrever para participar do evento apoiando o projeto Pernas Solidárias, que dá às crianças e adolescentes com deficiência a oportunidade de participar da corrida com o auxílio de um guia.

Nas nossas páginas oficiais nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, por exemplo, sempre divulgamos com antecedência informações sobre esses encontros. Acompanhe os nossos perfis e fique por dentro de tudo!

Nós, da Unimed Rio Preto, esperamos que os valores do voluntariado sejam cada vez mais divulgados pelo país. Acreditamos que, a partir da troca, é possível construir um mundo melhor.

Se essa também é uma causa em que você acredita, preencha o nosso formulário de inscrição que mencionamos acima e transforme a solidariedade e o respeito em aprendizado para outras pessoas.