Todo mundo tem uma ideia, mesmo que intuitiva, do que é o meio ambiente. Afinal, estamos inseridos nele.

Quando falamos em meio ambiente falamos do conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos que cerca a vida terrestre. A relação entre os seres vivos e a natureza acontece em um sistema de trocas em que um influencia o outro.

O resultado disso foi a instituição do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 5 de junho.

Quer conhecer mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e entender qual é o seu papel nisso tudo? Então continue a leitura!

A importância do Dia do Meio Ambiente

Pela importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelas atividades humanas, o Dia Mundial do Meio Ambiente merece destaque na agenda mundial.

As ações desenvolvidas são pensadas para gerar impacto já que as mudanças precisam ser duradouras.

A degradação ambiental é consequência de várias ações humanas capazes de causar danos ao meio ambiente, como a liberação de gases tóxicos, o descarte inadequado de esgoto e lixo e as queimadas.

Quando as atividades do ser humano ocasionam a introdução de substâncias nocivas à saúde do homem e dos demais seres vivos, elas alteram o equilíbrio dos ecossistemas e prejudicam a natureza e a biodiversidade.

Esse problema parece complexo, mas nem tudo está perdido. As mudanças para a preservação ambiental devem ser feitas em escala mundial, mas o papel de cada um é muito importante e faz diferença.

 Reduzir o consumo, reutilizar o que for possível e reivindicar o cumprimento das leis ambientais são formas de contribuir, e é importante que todos assumam essa responsabilidade.

Aprender como proteger o meio ambiente é um passo importante para combater os graves problemas que o mundo vem enfrentando nessa área. É preciso encarar a situação com seriedade por todos e colocar em prática o máximo de ações possíveis para fazer a sua parte nessa luta.

Principais problemas que afetam o meio ambiente

Os problemas nessa área são inúmeros e, para alcançarmos uma melhoria nesse cenário, é necessário o envolvimento da sociedade em todas as suas esferas. Para vermos mudanças de verdade, a participação e o compromisso de todos é fundamental.

Entre os problemas que ameaçam a preservação ambiental no mundo hoje, os principais são:

Como vivemos um momento de expansão demográfica e uma cultura de consumo em excesso — incompatível com a capacidade do planeta de renovar seus recursos naturais —, podemos prever que em breve teremos que lidar com o racionamento e até o esgotamento desses bens.

Por isso, o incentivo de medidas educativas, a adoção de novos hábitos com foco no bem-estar de todos é imprescindível para que possamos garantir o nosso futuro. Ou seja, o desafio da preservação do meio ambiente é, também, um desafio pela manutenção da vida.

Atitudes que protegem o meio ambiente

Hoje em dia, o ser humano representa um fator de risco para a natureza. Suas ações ameaçam a preservação ambiental e, consequentemente, a própria vida da Terra. Apesar de ser um assunto muito falado, poucas são as atitudes para mudar esse cenário. Para proteger o meio ambiente é importante que cada um faça a sua parte.

Veja como você pode fazer a diferença!

Economize energia

Uma excelente forma de começar a colocar essa dica em prática é trocar as lâmpadas da sua casa por modelos mais eficientes. Em seguida, controle o uso da energia desligando os aparelhos eletrônicos que não estão em uso — aquela pequena luz de stand by também consome energia elétrica.

Apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo usados também é importante, assim como aproveitar melhor a iluminação natural dos ambientes.

Ainda em relação a esse item, uma atitude fundamental é ser mais eficiente nas tarefas domésticas, esperando acumular louça antes de usar a máquina de lavar louças, ou só lavar roupa quando conseguir encher a máquina.

Se cada um colocar isso em prática, a economia total será enorme, refletindo em menores níveis da poluição que resultam da geração de energia.

Evite o desperdício de comida

A preservação ambiental também se relaciona com a redução do consumo. O ritmo atual de produção e consumo dos alimentos não é sustentável. Nesse sentido, o combate ao desperdício é fundamental.

Para colocar esse item em prática, vale lançar mão de algumas dicas, como fazer uma lista antes de sair para as compras, verificar regularmente a validade dos alimentos para consumi-los antes que estraguem e congelar as sobras de comida.

Evite o uso do carro quando puder

O excesso de veículos nas ruas é um fator agravante para um dos principais agressores do meio ambiente: a poluição do ar. Por isso, evitar utilizar o carro sempre que possível, é contribui para menor emissão de gases poluentes.

Embora seja difícil dispensar o uso do automóvel em grandes distâncias, é possível procurar alternativas, como o transporte coletivo. Além disso, opte por percorrer a pé quando a distância for menor. Repensar hábitos é bom para o ambiente e para a saúde!

Economize papel

Você sabe quantas árvores são cortadas para produzir o papel que usamos diariamente em escritórios e na nossa casa? Estima-se que são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel. Agora, imagine o impacto disso para o meio ambiente!

Para economizar esse item, é importante evitar impressões desnecessárias, como extratos bancários, contas que são pagas on-line, via da compra do cartão e ingressos com opção de e-ticket.

É possível economizar até o papel que usamos para anotações: basta utilizá-lo por completo, frente e verso. Além disso, na hora de presentear alguém, invista em ideias criativas ou reutilize papéis antigos para embrulhar os presentes.

Seja responsável pelo seu lixo

Esse é um item que impacta bastante no volume de lixo produzido na sociedade. Muitas pessoas não separam o lixo que pode ser destinado à coleta seletiva e misturam junto ao lixo comum embalagens que poderiam ser recuperadas e reutilizadas, como vidros e resíduos sólidos.

 Uma vez misturados, eles acabam sendo destinados para lixões ou aterros sanitários, onde ficam por centenas de anos até se decomporem, em vez de irem para a reciclagem e terem um novo uso.

Então, o primeiro ponto é separar o lixo antes de descartá-lo. O segundo ponto é procurar reduzir o consumo de embalagens e materiais descartáveis que não podem ir para a reciclagem. É importante refletir se é realmente necessário gerar mais lixo e, também, ser responsável pelo descarte apropriado do que você gera.

Evite o desperdício de água

Apesar de a Terra ser conhecida como planeta água, você sabia que somente 3% da água do mundo é doce? O restante é água salgada proveniente de mares e oceanos e, por isso, imprópria para consumo. Desse pequeno percentual de água potável, uma boa parte sofre com a poluição dos rios e sobra muito pouco realmente próprio para consumo.

É preciso dar valor a esse recurso hídrico tão necessário para a vida no planeta. Por isso, evite o desperdício. Coloque em prática pequenas ações, como desligar a torneira ao escovar os dentes, diminuir o tempo do banho e lavar o carro utilizando baldes.

Gostou das nossas dicas? Juntos podemos fazer a diferença!

Mude um hábito hoje. O meio ambiente agradece!