Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa evitável de adoecimentos e mortes em todo o mundo. No Brasil, atualmente, como resultado das ações anti-tabagismo desenvolvidas, a prevalência do uso do tabaco está reduzindo significativamente ao longo dos anos. No ano de 1989 o percentual de fumantes de 18 anos ou mais no país era de 34,8%, e de acordo com a pesquisa mais recente realizada em 2013, este número reduziu para 14,7% (PNS, 2013).

A dependência ocorre pela presença da nicotina, além de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído e outras 43 substâncias cancerígenas.

O consumo do tabaco está relacionado com uma dependência física, psicológica e comportamental e para ajudar os beneficiários a cessar o uso do cigarro e melhorar a qualidade de vida, a Unimed São José do Rio Preto oferece o programa “Você Pode Parar de Fumar”, baseado no desenvolvimento de estratégias para enfrentamento de situações de risco que levam ao comportamento de fumar, com o objetivo de auxiliar na redução gradual e cessação completa do cigarro.

Os benefícios da cessação do tabaco são constantes e podem ser percebidos em curto prazo:

Se parar de fumar agora:

  • após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor;
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora;
  • após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade;
  • após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de adoecer.  Quem não fuma, aproveita mais a vida!

 

Referência: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacional-controle-tabagismo/tabagismo