Dislipidemia

Dislipidemia é o aumento dos lipídios (gorduras) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.

Ela pode ser de três tipos: hipercolesterolemia – quando há alteração no nível do colesterol (LDL-c); hipertrigliceridemia – para as alterações no nível de triglicérides (TG); ou dislipidemia mista – combinação das duas alterações. Ela pode ainda ser causada pela redução do HDL-c isolada ou em associação com o aumento de LDL-C ou TG.

A prevenção é feita com a adoção de medidas relacionadas a mudanças no estilo de vida como o controle do peso, alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas, abandono do hábito de fumar e restrição à ingestão de bebidas alcoólicas.

 

Terapia nutricional nas dislipidemias

Diminuir o consumo de alimentos de origem animal, em especial:

  • Vísceras (coração, fígado);
  • Carnes gordurosas, bacon, banha de porco. Retirar a pele do frango e a gordura visível das carne antes do preparo;
  • Leite integral e derivados (manteiga, creme de leite, leite condensado, nata e queijos amarelos);
  • Embutidos (presunto, salame, salsicha, mortadela, linguiça);
  • Frutos do mar (camarão, ostra, marisco, polvo, lagosta);
  • Frituras em geral.

Diminuir o consumo de gorduras trans (gordura vegetal hidrogenada):

  • Biscoito recheado, biscoitos amanteigados, croissant, massas folhadas, bolos industrializados, margarinas duras, sorvetes cremosos, chocolates hidrogenados, molhos prontos pra salada e alguns alimentos de fast-food.

 

Dar preferência por fontes de gorduras insaturadas, como:

  • Óleos vegetais (soja, milho, girassol, canola, linhaça e azeite de oliva), porem pouca quantidade;
  • Peixes, principalmente de águas frias (sardinha, cavala, salmão, arenque);
  • Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim);

 

Diminuir o consumo de carboidratos, em especial:

  • Açúcar branco, mascavo, rapadura, melado e mel;
  • Doces, balas e refrigerantes;
  • Pães e outros alimentos feitos com farinha branca.

 

Dar preferência aos alimentos ricos em fibras, como:

  • Frutas e hortaliças;
  • Farelo de aveia;
  • Alimentos feitos com aveia ou farinha de trigo integral (pão integral, macarrão integral);
  • Feijão, grão de bico, soja, lentilha e ervilha.

 

Referência:  V DIRETRIZ BRASILEIRA DE DISLIPIDEMIAS E PREVENÇÃO DA ATEROSCLEROSE. ARQ BRAS CARDIOL 2013.

 

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