Doenças respiratórias mais comuns e como evitar

As principais doenças com que devemos nos preocupar nesta época do ano são as doenças respiratórias, quer sejam elas transmissíveis, como resfriados, gripes comuns e suas complicações; ou alérgicas, como rinite, asma.

Neste período, além do pólen das plantas, encontra-se facilitada a circulação de vírus e bactérias. Em nossa região, predomina tempo quente e na maior parte do tempo seco, facilitando a prevalência dessas condições. A chegada das chuvas amenizaria o processo. Desse modo, seguem orientações:

[rock-convert-cta id=”1545″]

1. Resfriados e gripes: As gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo Influenza, e provocam sintomas como febre, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias. Já os resfriados são o mesmo tipo de infecção, porém mais branda, causada por vírus  e provoca sintomas tipo coriza, espirros, dor de garganta e conjuntivite, que duram uma média de 3 a 5 dias.

2. Rinite alérgica: A rinite alérgica é a inflamação da mucosa que reveste o nariz, causada por reação alérgica, que provoca sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz. A substância que provoca alergia varia para cada pessoa, sendo, geralmente, o pólen de plantas, poeira, ácaros ou pêlos de animais. 

3. Sinusite: A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face,  causando sintomas como dor na região da face, secreção nasal e dor de cabeça, e pessoas que já tem um grau de rinite alérgica têm maior tendência a desenvolver esta inflamação.  Esta doença é causada, principalmente por infecções virais, por vírus de gripes e resfriados, e por alergias.

4. Pneumonia: A pneumonia acontece quando a inflamação e infecção das vias respiratórias atingem os pulmões, geralmente, causadas por bactérias, vírus ou, mais raramente, fungos. Os sintomas da pneumonia incluem tosse com catarro amarelo ou esverdeado, febre de cerca de 38ºC  ou mais e calafrios, e, se a infecção for grave, pode causar também falta de ar, dificuldade para respirar e respiração ofegante. 

5. Otite: É a infecção que costuma acontecer por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido. Esta infecção pode causar dor no local, febre e produção de secreção, e é mais comum em crianças.

6. Asma: Crises de asma acontecem em pessoas predispostas, que têm doença inflamatória dos pulmões, e podem ser desencadeadas por fator alérgico, como frio e poeira. Estas crises causam sintomas como chiados no peito, falta de ar e tosse.


Dicas para prevenção de doenças respiratórias: 

  • Evite locais fechados e com excesso de pessoas;
  • Deixe o ambiente o mais ventilado e arejado possível;
  • Lavar ou higienizar com álcool as mãos várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
  • Comer bem e de forma saudável, com dieta rica em frutas e verduras, pois são ricos em antioxidantes e minerais que ajudam a melhorar a imunidade;
  • Beber no mínimo 2 litros de água por dia; 
  • Não se esqueça também da vacinação anual contra a gripe, capaz de proteger contra os principais vírus do período. 
 

 

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *