A Caxumba é uma doença de infância que antes se ouvia falar com raridade, mas voltou a aparecer. Só neste ano foram registrados surtos da doença em algumas capitais brasileiras. E as instituições escolares concentram a maior parte dos surtos. A melhor forma de prevenir a doença, segundo o Ministério da Saúde, é a Vacina Tríplice Viral, que protege contra Caxumba, Rubéola e Sarampo.

Caxumba

É uma infecção aguda viral, contagiosa, transmitida por gotículas, também chamada de parotidite. Se caracteriza pelo inchaço das glândulas que produzem saliva. É mais comum em crianças no período escolar e em adolescentes, mas também pode afetar adultos em qualquer idade.

Como se contrai a caxumba

A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de pessoas infectadas e o período de transmissibilidade varia entre 6 a 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. O período de incubação é de 12 a 25 dias, sendo em média, 16 a 18 dias.

Sintomas

Uma das principais características da doença é o aumento de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares, febre, dores de cabeça e dor ao engolir.

Complicações

Em alguns casos, a caxumba pode evoluir com comprometimento do sistema nervoso central (meningite e encefalite), perda neurossensorial da audição (surdez), inflamação dos testículos (orquite) e dos ovários (ooforite), coração (miocardite) e, mais raramente, inflamação do pâncreas (pancreatite).

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacinação. A Vacina Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba, é a melhor forma de prevenir a doença e, além da imunização, alguns cuidados são importantes como a lavagem das mãos e afastamento da escola ou trabalho (10 dias após o início dos sintomas).

Tratamento

Não existe tratamento específico, assim a base do tratamento é repouso, hidratação e analgésicos. A recuperação leva cerca de duas semanas.

Vacinação sem dor

Na hora de vacinar os pequenos, contamos com o Buzzy, um dispositivo de alta tecnologia e que tem o tamanho da palma da mão. Ele diminui a dor da picada. Também utilizamos óculos de realidade virtual, que ajuda na distração da criança ou adulto, e auxilia na diminuição da dor.

Previna-se!

Verifique sua carteira de vacinação e agende agora sua vacina.

Serviço de vacinação domiciliar – aberto ao público.


Unidade de Vacinação Unimed Rio Preto

Av. Bady Bassitt, 4870 – Alto Rio Preto – São José do Rio Preto – SP

Telefone: (17) 3202.1112 ou (17) 99282-8780