Esteja no controle da sua hipertensão

Não existe segredo. O controle de uma doença crônica, como a hipertensão, depende muito das atitudes do próprio paciente. De nada adianta ser acompanhado pelos melhores especialistas se a pessoa não for a protagonista de seu tratamento. É preciso ter determinação e foco para conquistar qualidade de vida e saúde. E com ajuda, isso pode ser mais fácil do que muitos imaginam.

O Ministério da Saúde revela que, atualmente, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão.  Até 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deve crescer 80%, segundo estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska e da Universidade do Estado de Nova York.

A pressão alta, como é conhecida popularmente, é uma doença crônica determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que trabalhar com mais intensidade do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. Fato que pode provocar acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca, entre outros problemas. Por isso, o controle e prevenção são tão importantes.

Pensando nisso, a Unimed São José do Rio Preto criou um novo curso de Medicina Preventiva, o “No Controle”. A proposta é simples, mas eficiente: incentivar que o próprio paciente seja protagonista do tratamento por meio de cuidados diários com a saúde.

Dividido em seis encontros, um por semana, com duração de 1h30, o programa oferece informações sobre vários temas como “Importância da adesão ao tratamento”, “Comportamento alimentar”, “Técnicas de relaxamento”, “Hipertensão e qualidade de vida”, entre outros, que são ministrados por enfermeiro, nutricionista e psicólogo. Para participar é muito simples, basta ser cliente Unimed e passar por avaliação de equipe de enfermagem.

Durante os encontros, além das orientações profissionais, os participantes trocam informações e experiências com outros hipertensos. O que estimula ainda mais o autocuidado, controle da doença e administração correta dos medicamentos. Os ótimos resultados de uns, acabam estimulando o comportamento dos demais, o que é muito positivo.

Para controlar a hipertensão e ter uma vida melhor é preciso cuidados básicos como seguir as orientações à risca de um médico com relação à medicação, cuidar da alimentação, ingerir menos sal, consumir cereais integrais, grãos, hortaliças, azeite de oliva, alho, ervas frescas, frutos do mar e frutas, além de carne vermelha magra e aves com moderação.

Outros fatores importantes são não fumar, praticar atividades físicas regulares, pelo menos de três a cinco vezes na semana, ter boas noites de sono, evitar estresse, ficar atento ao peso (a obesidade é importante desencadeador da doença), ter qualidade de vida, entre outros.

Quer saber mais como cuidar da sua saúde? Entre em contato com a Medicina Preventiva* da Unimed Rio Preto pelo telefone (17) 3202-1120 ou e-mail medpreventiva@unimedriopreto.com.br

Cadastre-se no curso da medicina preventiva [No Controle – Hipertensão Arterial]: http://bit.ly/2PYk6Jx

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *