Medicina Preventiva oferece grupo de caminhada gratuito para beneficiários Unimed

A caminhada é uma atividade de baixo impacto e uma arma poderosa para o combate e prevenção de diversas doenças. Segundo estudo do Serviço de Saúde Inglês, uma pessoa que se encontra sedentária já percebe efeitos benéficos após dez minutos realizando essa atividade. Isso porque o exercício libera hormônios que colaboram para sensação de bem-estar, além de auxiliar no controle dos níveis sanguíneos e da pressão arterial, o que ajuda a diminuir riscos de se desenvolver doenças como o diabetes tipo 2, AVC, entre outros.

Quem sabe muito bem disso é a professora aposentada Zelinda Donizeti Neves que começou a caminhar para reduzir as dores do corpo. “Tenho fibromialgia e isso me causava muita dor. Quando fui procurar ajuda, o médico afirmou que com os exercícios não seria necessário medicamento. Então comecei a caminhar e as dores diminuíram muito, é impressionante”, disse. E os benefícios vão além. Segundo o comerciante Odair José Fioravante, a caminhada, junto com outros exercícios, fez com seu peso baixasse drasticamente. “Comecei a me exercitar há um ano. Hoje, com 20 quilos a menos, consigo perceber a diferença tanto no corpo quanto na saúde. Recomendo para todos”, afirma.

Ciente da importância da prática regular de exercícios físicos e dos benefícios da caminhada para saúde e qualidade de vida, a Unimed Rio Preto, por meio da Medicina Preventiva, criou o Grupo de Caminhada. Totalmente gratuita, a atividade oferece acompanhamento do professor de Educação Física do departamento, Clayton Michael Piovesani Trindade, durante a prática.

Para participar, basta ter mais de 18 anos e ser cliente Unimed. As caminhadas são realizadas sempre às terças e sextas-feiras, às 7 horas, terças e quintas-feiras, às 19 horas, e aos sábados, às 8 horas. Não é preciso fazer inscrição prévia. Basta escolher os melhores horários e participar. A concentração é realizada na pista de caminhada da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, altura do número 2220, em frente à Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto.

Todos os clientes Unimed podem participar, mas a fisioterapeuta Alina Cristina Barbosa Ponce orienta. “Consulte seu médico antes de começar qualquer atividade física, use roupas leves e calçados adequados ao tipo do exercício e faça sempre um aquecimento dos músculos e das articulações antes da prática e alongamentos ao término. Dessa forma você irá diminuir os riscos de lesão e terá só benefícios”, explica.