A família vai crescer? Ter um filho é uma festa, mas é importante reconhecer que as prioridades mudam e o planejamento financeiro é fundamental para trazer mais segurança.

Por isso, para receber o novo membro da família com mais tranquilidade e menos preocupações, o planejamento é fundamental para controlar custos, programar investimentos e garantir o equilíbrio econômico da família. Apesar de ser uma tarefa desafiadora, os resultados são muito recompensadores.

Neste conteúdo, vamos te ensinar a criar seu planejamento financeiro, o que é importante observar e aplicar para ter mais saúde financeira e estabilidade. 

Boa leitura!

Qual a importância do planejamento financeiro familiar?

A melhor ferramenta para ajudar na saúde financeira de uma família é o planejamento. Com ele você consegue:

  • Identificar a origem e destino do dinheiro de todos da família;
  • Eliminar despesas desnecessárias e prever gastos;
  • Reunir um fundo emergencial para imprevistos;
  • Identificar oportunidades de otimizar e/ou aumentar a renda;
  • Investir para geração de novas fontes de renda e/ou ter a garantia de um futuro melhor para os filhos.

O planejamento financeiro abrange todas as fontes de receita e de gastos com o objetivo de visualizar por completo as finanças. Confira e aprenda como utilizar seu dinheiro com sabedoria e disciplina para garantir o crescimento de sua família com segurança financeira.

Primeiro passo: registre todos os gastos (todos mesmo!)

O primeiro passo do planejamento financeiro é a análise cuidadosa de todas as despesas.

Portanto, busque uma forma organizada para registrar todas as entradas e saídas, pode ser um caderno, uma planilha ou aplicativos para celular.

Neste registro é preciso conter todos os gastos, desde as despesas fixas até o cafezinho na padaria.

É importante que o método de registro escolhido seja prático e simples de fazer. Caso contrário, se for complexo ou cansativo, a preguiça e desorganização tomam conta e o registro vai por água abaixo.

Liste os gastos previstos e priorize os essenciais

Quando um bebê está para chegar, muitos são os gastos que surgem, desde o enxoval, até as despesas do parto. Por isso, é importante olhar para o futuro e prever os principais gastos desde a gestação até os primeiros anos da criança. Priorize o que é essencial e deixe de lado os supérfluos.

O recomendado é que você economize, pelo menos, 20% da renda líquida da família para os gastos com o bebê.

Saúde para mamãe e bebê é prioridade

Lembre-se na hora de definir prioridades no planejamento financeiro os cuidados com a saúde da mamãe e do bebê. Durante o pré-natal, parto e pós-parto, a assistência médica é um dos principais gastos que a gestação traz para o orçamento familiar.

Se a mamãe ainda não tem plano de saúde, essa é uma despesa que deve ser pensada no novo planejamento financeiro familiar. Assim, a saúde fica garantida com previsibilidade de gastos e economia.

Contrate online aqui seu plano de saúde Unimed Rio Preto.

Crie uma reserva financeira

A segurança da família deve ser ainda mais prioridade quando se pensa em ter filhos. Por isso, ter uma reserva de emergência é indicado, com um valor que corresponda a, pelo menos, seis meses de despesas mensais da família.

Poupar deve ser a palavra de ordem para fazer esse investimento.

Confira algumas dicas para organizar o orçamento doméstico familiar:

  • Integre a regra dos 50-30-20 em seu planejamento financeiro. 50% da receita para gastos essenciais, 30% para supérfluos e 20% destinados para reserva financeira;
  • Crie metas coletivas de economia para incentivar e habituar todos a seguir o planejamento financeiro;
  • Busque alternativas para aumentar a renda da família;
  • Estabeleça uma quantia mensal que será destinada ao fundo de emergência.

Reveja seu estilo de vida

A chegada de um bebê impacta a vida de todos em volta. Cortar gastos para economizar, na maioria das vezes, é uma necessidade quando a família vai crescer.  Por isso, mudar de hábitos e até rever seu estilo de vida é um passo importante.

Cancelar assinaturas de streaming e focar em apenas um, reduzir os jantares e barzinhos, optar por lazer gratuito, são dicas valiosas nesses momentos.

O importante é entender quais são os gastos supérfluos que podem ser cortados ou reduzidos, para que, assim, seja possível economizar para a chegada do bebê.

Nesse sentido, tenha consciência na forma de consumir e estabeleça novas prioridades a partir de agora, pensando no futuro e no equilíbrio das finanças pessoais. Seja realista e coloque tudo no papel!

Conclusão

Para não se preocupar com problemas financeiros ao ter um novo membro na família, o planejamento financeiro é fundamental. Você aprendeu como se concentrar nas novas prioridades e organizar as contas para usar o dinheiro com inteligência e responsabilidade.

Comece a pensar e agir hoje mesmo para proporcionar um ótimo futuro para seu filho e sua família.

O que achou do artigo? Na hora de fechar o plano de saúde familiar, saiba que você pode contar com a Unimed São José do Rio Preto, a maior e mais completa assistência em saúde da região. Conheça nossos planos e garanta economia e proteção à saúde neste momento tão importante (e, claro, depois também!). Faça seu plano online aqui.