A época das férias escolares para as crianças é sinônimo de diversão. Portanto, os pais ou responsáveis precisam ficar atentos a qualquer problema que possa surgir ou até mesmo evitar os temidos acidentes domésticos.

Além dos acidentes mais graves, outros considerados mais leves como as intoxicações, quedas e queimaduras estão entre os principais acidentes domésticos registrados nas férias. Neste mês de julho, com as crianças mais tempo em casa, os riscos tendem a aumentar.

Por isso, pais e responsáveis devem redobrar a atenção, já que grande parte dos acidentes registrados nesta época do ano podem ser evitados.

E para que nada atrapalhe a diversão em família e garantir que os pais e as crianças possam se divertir com saúde e segurança listamos algumas dicas para evitar os acidentes domésticos, especialmente nas férias! Vamos conferir?

Na sala

Mantenha os fios de equipamentos eletrônicos protegidos com protetores;

Prefira móveis com quinas arredondadas ou use protetores;

Evite cortinas com puxadores, elas podem trazer risco de estrangulamento;

Coloque portões de segurança nas portas e nas escadas e grades ou redes de proteção em janelas, sacadas e mezaninos;

Não deixe sofás, poltronas ou cadeiras perto de janelas;

Evite deixar tapetes no ambiente. Eles oferecem risco de quedas. Deixe o piso livre desses objetos decorativos.

Na cozinha

Certifique-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro do fogão. Essa prática evita acidentes graves com queimaduras;

Prefira cozinhar utilizando as bocas de trás do fogão;

Mantenha fósforos, isqueiros, objetos cortantes e de vidro, cerâmica e sacos plásticos fora do alcance das crianças;

Evite usar toalhas compridas na mesa de jantar.

Um outro ponto que vale a pena destacar é que muitos pais se preocupam com tomadas, mas não fecham a entrada da cozinha, por exemplo. Segundo os especialistas, em termos de números, as queimaduras por água fervente são bem maiores do que queimaduras elétricas. Lugar de criança não deve ser na cozinha. Criança e fogão não é uma boa combinação!

É algo sério onde muitas crianças perdem a vida vítimas de queimaduras. Se for uma queimadura de segundo grau, o ideal é que os pais procurem um atendimento médico para fazer o curativo adequado e avaliar os sinais vitais.

No banheiro

Mantenha a tampa da privada sempre fechada;

Tranque o armário de medicamentos, vitaminas e demais produtos que ofereçam riscos de intoxicação;

Guarde fora do alcance das crianças os utensílios afiados como tesouras e secadores;

Não deixe a criança na banheira ou no banho sem qualquer tipo de supervisão;

Antes do banho, teste a temperatura da água.

No quarto

Evite posicionar camas e móveis perto de janelas e cortinas;

Coloque telas ou redes nas janelas;

Escolha brinquedos com pontas arredondadas, com selo do Inmetro e considere a idade adequada para cada tipo de brinquedo.

Na lavanderia ou área de serviço

Esvazie baldes e bacias e os guarde virados para baixo, longe do alcance das crianças.

Mantenha os produtos de limpeza em recipientes originais e com formato desconhecido de crianças. Atenção para as embalagens chamativas e coloridas, elas costumam atraia a atenção da criançada! Guarde-os em lugares altos e trancados.

No caso de plantas, verifique se não são venenosas ou que apresentem perigo para as crianças.

Hidratação

Hidratação é a palavra-chave desta época do ano. De acordo com os especialistas em pediatria, a criança costuma comer menos em dias mais quentes, principalmente se seu nível de atividade física aumentar no período. Por isso, a necessidade de água também aumenta de forma importante.

Os responsáveis devem estimular a criança a tomar muita água, mesmo que para isso tenham que interromper, rapidamente, o momento de diversão.

Cuidados Gerais

E para que o período de férias não seja interrompido por alguma intercorrência, é preciso ficar em alerta e prevenir as doenças mais comuns nessa época do ano, como as gastroenterites (vômitos, febre ou diarreia) e as doenças das vias respiratórias altas (nariz, ouvido e garganta).

Por isso, é preciso garantir uma boa alimentação como forma de prevenção. Para as crianças terem uma dieta equilibrada, elas precisam comer alimentos variados, como frutas, verduras, legumes e grão integrais em intervalos regulares. 

Guarde esses momentos alegres ao lado do seu filho no seu livro de memórias. Seguindo essas dicas, o seu filho terá  as  melhores férias com muitas brincadeiras, segurança e tranquilidade.