Hipertensão arterial é uma doença que tem controle

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Isso faz com que o coração tenha que trabalhar com mais intensidade do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo.

Essa situação pode provocar, por exemplo, um acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial, insuficiência renal e cardíaca, entre outros problemas. Por isso, o controle e prevenção são tão importantes.

E para que isso aconteça, é preciso que o próprio paciente mude as atitudes. De nada adianta ser acompanhado pelos melhores especialistas se a pessoa não for a protagonista de seu tratamento. É necessário determinação e foco para conquistar qualidade de vida e saúde. E isso pode ser bem mais fácil do que muitos imaginam.

A hipertensão arterial pode ser causada por vários motivos como obesidade, fatores hereditários, envelhecimento, estresse emocional, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool, consumo exagerado de sal, entre outros.

Procure evitar alimentos ultraprocessados como salgadinhos de pacote, alimentos embutidos, pratos prontos congelados, bolacha recheada, sucos industrializados, refrigerantes, etc. Muitos doces também contêm sódio, que é usado como conservante e não possui sabor salgado. Por isso, leia sempre os rótulos. Evite também o consumo de temperos industrializados como os em cubos e sachês e nunca leve o saleiro à mesa.

Para controlar a hipertensão e ter uma vida melhor é preciso cuidados básicos como seguir as orientações à risca de um médico com relação à medicação, cuidar da alimentação, ingerir menos sal, consumir cereais integrais, grãos, hortaliças, azeite de oliva, ervas frescas, frutos do mar e frutas, além de carne vermelha magra e aves com moderação.

Outros fatores importantes são não fumar, praticar atividades físicas regulares, pelo menos de três a cinco vezes na semana, ter boas noites de sono, evitar estresse, ficar atento ao peso (a obesidade é importante desencadeador da doença), ter qualidade de vida, entre outros.

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *