Hipertensão, mais conhecida como pressão alta, é quando os níveis pressóricos dentro do corpo estão maiores ou iguais a 140X90mmHg. A pressão pode aumentar por vários motivos, sendo um deles, quando os vasos sanguíneos estão mais estreitos. Com isso, o sangue tem mais dificuldade para passar, contribuindo para situações de risco à saúde, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). No Brasil, a pressão alta atinge 32,5% (36 milhões) dos adultos e mais de 60% dos idosos. 

Mas então o que causa a Hipertensão?

Na maioria das vezes não é possível identificar com precisão uma causa específica do aumento da pressão arterial de uma pessoa. Mas sabe-se, que, alguns fatores relacionados como hereditariedade, falta de exercício físico, hábito de fumar, obesidade, consumo excessivo de sal e bebidas alcóolicas, podem contribuir para o desenvolvimento da pressão alta. 

Existe algum sintoma específico para quem tem Hipertensão?

A pressão alta é uma doença silenciosa, ou seja, na maioria das vezes não apresenta sintoma, o que pode trazer prejuízos para a saúde. Por isso é muito importante que a pessoa vá ao médico regularmente para realizar exames periódicos.

Tratamento

O tratamento é realizado por meio de remédios para auxiliar no controle da pressão arterial, mas mesmo tomando remédio é preciso associar outros fatores para ter um controle melhor, como diminuir a ingestão de sal, de bebidas alcoólicas, controlar o peso, fazer exercícios físicos, evitar o fumo e controlar o estresse.        

Prevenção

Hábitos saudáveis de estilo de vida, como controle do peso, prática regular de exercício físico, alimentação equilibrada com legumes, verduras, frutas, diminuição do consumo de sal, podem contribuir significativamente na prevenção da doença.

Referência: 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. ArqBrasCardiol 2016.

Na Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto, os clientes contam com orientações voltadas para prevenção e controle e melhor qualidade de vida nas consultas realizadas pela Equipe Multidisciplinar e nos cursos de orientações, como: Viva Bem e No Controle. Participe: (17) 3202-1120.