Prevenção ainda é a arma mais eficiente contra a Aids.

É difícil de acreditar, mas mesmo com tantas campanhas, informações e métodos preventivos disponíveis, a cada 15 minutos, uma pessoa é infectada com o vírus HIV no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. O HIV, vírus causador da AIDS, afeta um total de 36,7 milhões de pessoas em todo o planeta.

No Brasil, indivíduos com idade entre 25 e 39 anos são os mais atingidos, mas os casos entre adolescentes e idosos têm aumentando muito nos últimos anos. Segundo a UNAids, órgão das Nações Unidas para lidar com a epidemia, o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e o ano passado.

Além desses confirmados, estima-se que milhões de pessoas em todo mundo podem estar contaminadas, mas não sabem. Os principais sintomas da AIDS geralmente só aparecem dois a dez anos após a infecção pelo vírus HIV ou em certas situações onde o sistema imunológico está fraco e debilitado.

Por isso, existem soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença. E isso é muito perigoso não apenas para os portadores, que poderiam iniciar o tratamento o quanto antes, mas também para outras pessoas.

Isso porque eles podem transmitir o vírus por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gravidez e durante a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Para alertar a população mundial a respeito do tema, em primeiro de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, data instituída em 1988 pela Organização Mundial de Saúde – OMS. O objetivo é chamar ainda mais a atenção para o tema, incentivar a prevenção e a realização de testes.

Para fazer o exame, convencional ou teste rápido, basta buscar orientação em uma unidade básica de saúde. O processo é 100% gratuito e sigiloso e, caso a pessoa esteja infectada, ela será encaminhada para início do tratamento.

Quer saber mais como cuidar da sua saúde? Entre em contato com a Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto pelo telefone (17) 3202 1120