A Unimed Rio Preto vai participar da ação mundial da Hora do Planeta, no sábado, dia 23 de março. Para apoiar a campanha, a cooperativa vai desligar as luzes da Sede Administrativa e do Espaço Viver Bem por um período de uma hora das 20h30 às 21h30, com o objetivo de chamar a atenção da população para a conscientização a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como as emergências climáticas e a perda da biodiversidade. 

E nós, da Unimed Rio Preto, convidamos você, colaborador, cooperado e beneficiários da cooperativa para dedicar uma hora ao planeta e apagar as luzes da sua casa ou deixar a TV desligada por um determinado tempo.

Mas você sabe o que é a Hora do Planeta?

A Hora do Planeta é um movimento que nasceu em 2007 em Sydney, na Austrália. Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza e busca engajar e conscientizar as pessoas sobre os atuais desafios ambientais e sobre a importância de proteger e conservar o planeta.

Por que apagar as luzes?

Embora no Brasil a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa sejam os desmatamentos e as queimadas, em nível global a queima de combustíveis fósseis é responsável por dois terços dos gases que estão mudando o clima, com consequências dramáticas para todas as formas de vida no planeta.

Em 2023, o mundo registrou o recorde de calor em relação ao período pré-industrial, que é quando não havia um uso massivo de combustíveis fósseis.

Por isso, a redução da exploração e uso de combustíveis fósseis e a consequente transição para fontes de energia renovável e limpa são requisitos indispensáveis na luta contra as mudanças do clima.

Essa mudança de caminho precisa acontecer ainda nesta década para alcançarmos a meta do Acordo de Paris. 

A sustentabilidade faz parte do dia a dia da Unimed Rio Preto. A cooperativa médica, além de ações diárias voltadas ao meio ambiente, ainda aderiu, em 2019, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda global da ONU com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030 nas áreas econômica, social, ambiental e institucional.  Faça parte dessa ação sustentável você também! Reúna seus amigos, vizinhos e familiares e participe da Hora do Planeta.

Faça a sua parte. Com um gesto simples, você faz muito pelo planeta, afinal, cuidar dele é cuidar de todos nós.