Há quase dois anos, demos início a um capítulo muito importante da nossa história. Foi em maio de 2020 que o Instituto Unimed São José do Rio Preto surgiu e, de lá para cá, colecionamos ações, projetos e eventos sociais que fazem a diferença na vida das pessoas.

Você conhece o nosso Instituto? Sabe como ele funciona? Já viu os programas que realizamos? Ao longo desse post, vamos detalhar todas essas respostas e convidamos você para a leitura!

História do Instituto Unimed

O Instituto Unimed é uma associação sem fins lucrativos, que foi criada oficialmente em maio de 2020, ainda no início da pandemia de Covid-19, com o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com deficiência por meio do esporte e proporcionar a elas melhoria na qualidade de vida.

A partir da sua fundação, conseguimos centralizar as ações sociais realizadas pela cooperativa, ampliando a nossa responsabilidade e atuação. Em seguida, definimos missão, visão e valores.

Vamos conhecê-los? Veja no texto abaixo.

Missão

A nossa missão é promover a melhoria da qualidade de vida de comunidades onde o Instituto atua, colaborando com a construção de uma sociedade mais justa, atuando nas áreas de saúde, esporte, educação e sustentabilidade. O objetivo é fomentar o protagonismo na população, para que se torne agente de transformação local.

Visão

Como visão, queremos ser referência de transformação e engajamento social da comunidade onde atuamos, promovendo saúde, esporte, educação e desenvolvimento sustentável.

Além da missão e visão, é importante termos definidos também os nossos valores, que nos movem. Confira em seguida!

Valores

  • Ética
  • Integridade
  • Transparência
  • Respeito à diversidade
  • Responsabilidade socioambiental

Agora que você já conhece a história do Instituto, a missão, a visão e os valores, vamos saber quais são nossos programas? Afinal, são eles a base do nosso trabalho. Acompanhe no texto abaixo!

Programas do Instituto Unimed

Dentre os programas do Instituto, temos: Pernas Solidárias, UnIR, Ciranda e Emprego Apoiado.

O primeiro tem como missão fomentar a prática da corrida e da caminhada, em parceria com assessorias esportivas. Ele dá às crianças e adolescentes com deficiência a oportunidade de participar de eventos e treinos com o auxílio da “perna solidária”. Com isso, melhoramos o vínculo familiar e de amizade e estimulamos a convivência em sociedade e a solidariedade.

O segundo projeto, UnIR, incentiva e orienta pessoas físicas (colaboradores e médicos cooperados da Unimed Rio Preto) a destinarem parte do imposto de renda devido para projetos sociais aprovados em leis de incentivo fiscal.

Já por meio do Ciranda, disponibilizamos muletas, andadores, cadeiras de rodas e de banho a pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção temporária (PNE) que não têm condições de comprar ou alugar equipamentos ortopédicos.

Assim, os empréstimos ou doações são realizados conforme disponibilidade dos objetos, mediante apresentação de prescrição médica e avaliação no momento da solicitação.

O último projeto da lista é o Emprego Apoiado. Essa é a iniciativa mais recente do nosso Instituto e tem como objetivo dar a oportunidade de uma nova profissão a pessoas com deficiência.

A ideia é proporcionar a alguns atletas paralímpicos uma transição de carreira, no caso, da área esportiva para a administrativa. Além disso, eles recebem todo o suporte para o seu desenvolvimento dentro da empresa, mantendo o apoio ao trabalho esportivo que já realizam.

Na sequência, é importante falarmos de um pilar essencial dessa história: o trabalho em equipe, pois temos uma grande rede de apoio. Vamos lá!

Parceiros e voluntários do Instituto Unimed

Todas as nossas ações são realizadas com a colaboração de parceiros e pessoas que fazem um trabalho de forma espontânea. Afinal, ninguém faz nada sozinho!

Você já ouviu falar em voluntariado? Anote aí!

É o conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho voltado para o bem comum.

Dessa forma, é um trabalho feito sem recebimento de qualquer remuneração ou lucro. Em resumo, o voluntário ajuda quem precisa e contribui para um mundo mais justo e solidário.

Sabia que você, inclusive, pode ser um voluntário do nosso Instituto? No site do Instituto, há um formulário detalhado para se cadastrar. Por lá, estão também telefone, e-mail e endereço para contato, além da nossa política de voluntariado e nossa política de privacidade.

Mas não para por aí! Existem ainda outras maneiras de ajudar! Quer saber como?

Uma delas é participar das nossas ações pontuais, por exemplo. Ao longo do ano, promovemos eventos especiais, como o 1º Treino de Inclusão, realizado em dezembro de 2021.

Em nossas redes sociais, no Instagram ou no Facebook, por exemplo, sempre divulgamos com antecedência esses encontros. Acompanhe os nossos perfis!

E tem mais uma maneira de você ajudar o Instituto Unimed Rio Preto!

Vendas on-line

Sabia que você pode adquirir um plano de saúde da Unimed Rio Preto aí da sua casa? Para isso, basta acessar nosso site de vendas on-line  e escolher uma das opções disponíveis.

Certo, mas o que isso tem a ver com o nosso Instituto? Veja só!

Ao contratar um plano por lá, 30% do valor da primeira mensalidade é revertido para o Instituto Unimed São José do Rio Preto.

Assim, apenas com essa atitude, você já contribui para mudar a vida de pessoas com deficiência, incentivando a prática esportiva e a melhoria de qualidade vida.​ Legal, né?!

Vamos juntos fazer essa transformação?!