O mês de junho chega trazendo, logo no início, uma data muito importante no calendário, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Você aí tem ideia do porquê dessa celebração? Vamos juntos apreender essa história!

E tem mais! Vamos entender também o que a Unimed Rio Preto faz em benefício ao meio ambiente. São muitas ações e projetos que você vai conhecer ao longo do texto!

Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente tem origem lá em 1972. Foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, em que foram tratadas questões ambientais ao redor do mundo. Além disso, foi nesse encontro, que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo, que definiram os princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

O objetivo? Chamar a atenção das pessoas para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

A data é comemorada até hoje e segue, a cada dia, com mais força!

Aqui, na Unimed Rio Preto, tratamos as questões ambientes com grande relevância e buscamos conscientizar não só os nossos colaboradores e médicos cooperados, mas toda a sociedade.

Para isso, temos alguns projetos fixos e promovemos algumas ações com frequência. Veja só!

Ecoponto

O espaço, localizado na lateral do nosso prédio administrativo, é destinado ao descarte de materiais recicláveis: latas, vidros, caixas de papelão, óleo de cozinha usado, pilhas, baterias e cápsulas de café. Ele funciona 24 horas por dia e é aberto a toda a população.

Após a coleta no local, o material é recolhido pela Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de Rio Preto (Cooperalagos), que faz a separação e dá a destinação correta de cada item.

As pilhas e baterias são enviadas para outra empresa, que realiza a descontaminação e descarte final. Já as cápsulas de café Nespresso são enviadas para um centro de reciclagem especializado.

Papa Cartão

A Unimed Rio Preto possui um equipamento que coleta e tritura cartões magnéticos com segurança. Qualquer pessoa pode depositar o seu cartão na máquina, que fica em nossa unidade #cuidardevocê, localizada no Plaza Avenida Shopping;

Depois de coletado, o cartão é triturado e transformado em objetos diversos, como cadernos, cadernetas e outros materiais.

Eu Ajudo na Lata

O projeto Eu Ajudo na Lata tem como objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio, que são destinados à reciclagem, e reverter o valor obtido em doações. Com isso, adquirimos itens que proporcionam acessibilidade para pessoas com deficiência, como cadeira de rodas e andadores, por exemplo.

Os lacres podem ser depositados na recepção do nosso Complexo de Saúde (Av. Bady Bassitt, 4870), na recepção da nossa sede administrativa (Av. Bady Bassitt, 3877) e na praça de alimentação do Plaza Avenida Shopping, no piso 2.

Fontanário

A Unimed Rio Preto estimula o uso consciente da água e realiza ações de acordo com as Diretrizes da ODS nº 6, que assegura o acesso à água potável e saneamento básico por meio de um fontanário, que fica em frente à nossa sede administrativa.

Acreditamos que esta ação, destinada a toda a população, tem impacto social e ambiental. ​

Ciclolazer

O projeto Ciclolazer consiste em emprestar bicicletas para as pessoas pedalarem por até uma hora, aos domingos, das 7h às 12h, na Represa Municipal.

Realizado por meio da Secretária de Esporte e Lazer da Prefeitura de São José do Rio Preto, ele possui o patrocínio da Unimed Rio Preto e conta com 30 bicicletas, atualmente.

Qualquer pessoa pode ir até o estande do projeto, que fica no Ginásio Natalone, ao lado do Júpiter Olímpico, e pegar uma bike emprestada. Basta levar um documento com foto (RG ou CNH) e preencher um cadastro na hora.

Hora do Planeta

Anualmente, no mês de março, acontece o evento Hora do Planeta, realizado mundialmente pela ONG WWF. A ação consiste em apagar as luzes durante 60 minutos em um ato simbólico contra o aquecimento global.

A Unimed Rio Preto participa dessa ação e apaga as luzes da fachada da nossa sede administrativa em apoio à causa.

ODS

A Unimed Rio Preto faz parte do Conselho dos Objetivos do Município de São José do Rio Preto. Em 2019, a cooperativa assinou o Pacto Global juntamente com a Prefeitura da cidade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) ou Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável são uma coleção de 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Ações gerais de Sustentabilidade

Ações voltadas ao meio ambiente fazem parte do dia a dia da Unimed Rio Preto e desenvolvemos o conceito de Sustentabilidade com base em ESG (Ambiental, Social e Governança).

Recentemente, mostramos aqui os resultados da área de Sustentabilidade , que marcaram o último ano da nossa cooperativa. Vale a leitura!

Já promovemos feirinha saudável, plantio de mudas, atividades educativas em escolas, entre outras. Entendemos que é um assunto que impacta a todos nós e merece nossa atenção. Por isso, vamos continuar com essas iniciativas e contamos com você para fortalecer esse movimento!