A palavra diversidade significa qualidade daquilo que é diverso. Ela representa um conjunto variado de algo ou de pessoas que integram um todo e dá importância a tudo o que está associado ao nosso dia a dia. Ou seja, é tudo aquilo que representa pluralidade.

No ambiente social, a diversidade é justamente isso: você passa a conviver com indivíduos de diferentes etnias, orientações sexuais, culturas e gêneros, tudo em um único espaço. E que incrível é essa pluralidade, não é mesmo? Afinal, o nosso universo é diverso!

Nesse texto, queremos reforçar a importância da diversidade, do respeito ao outro e da grandeza das diferenças no convívio social. Vamos conversar sobre esse assunto?

Diversidade no trabalho

É fundamental para qualquer empresa pensar na diversidade e na inclusão dentro das organizações. Além do tema ser importante e atual, abordá-lo no dia a dia traz benefícios para os colaboradores e a sociedade.

Estudos comprovam que instituições que possuem maior diversidade em seu quadro de colaboradores não só apresentam retornos financeiros superiores, mas também possuem um diferencial competitivo maior. Sem contar nas soluções criativas dentro dos departamentos, por terem pessoas com diferentes pontos de vistas para a solução de problemas.

A promoção da diversidade no trabalho ajuda a aprimorar a cultura organizacional, e um ambiente que promove a diversidade tem mais chances de construir uma cultural organizacional mais sólida, que acolhe as pessoas em suas diferenças.

Importante demais esse ponto, não é mesmo?! Mas como fazer isso na prática?

Como promover a diversidade?

A diversidade precisa ser uma missão dentro da empresa e compartilhada por todos da organização, desde a alta liderança até os cargos mais baixos. Caso essa regra não seja seguida, fica difícil fazer uma mudança coerente sem envolver pessoas que possam tomar decisões e engajar toda a equipe na nova mentalidade.

Após esse primeiro passo, é preciso partir para a ação, contratar e reter talentos com foco em diversidade. Por isso, o processo de recrutamento e seleção é essencial para a entrada de novos talentos e, quando é feito com foco na diversidade, traz ainda mais representatividade para a empresa.

Dados que não podem ser ignorados

As empresas que trabalham com diversidade e inclusão tendem a superar outras companhias em práticas de negócios como inovação e colaboração. Além disso, também costumam ter locais de trabalho mais felizes, com melhor retenção de talentos, ganhos de performance e resultados financeiros superiores àquelas que não investem na área. 

Se a empresa realmente deseja impactar a sociedade de forma positiva e quer impulsionar na prática a Justiça Social, ela deve investir efetivamente em diversidade e inclusão. 

Abranger a diversidade e desenvolvê-la ainda é um desafio, mas no futuro os processos serão mais bem definidos. É preciso dar o primeiro passo e aprimorar sempre! No fim, todos saem ganhando com ela. 

Pensando em todos esses benefícios, nós, da Unimed Rio Preto, lançamos uma campanha interna com o tema Nosso universo é diverso! Ser diferente por dentro é o que faz você ser único para nós!

O objetivo foi compartilhar curiosidades, hobbies e hábitos de alguns colaboradores com todo o público interno. A ideia foi explorar a riqueza da diversidade, por mais simples que a diferença seja. E, agora, dividimos com você um pouco do que exploramos por aqui!

Veja abaixo alguns depoimentos de colaboradores que participaram da campanha!

“Falar sobre diversidade é importante para quebrar paradigmas. Alertar as pessoas e levá-las a uma reflexão de que o mundo é diverso e que precisamos aprender a conviver e aceitar as diversidades de forma natural e positiva, entendendo que a convivência com a diversidade pode nos transformar como pessoas!”

Antonio Alberto Ravagnani Despato

“Explorar a diversidade amplia os horizontes, desmistifica crenças implantadas desde sempre, na cultura e na sociedade. Conhecer e respeitar as escolhas de todos é fundamental!”

Samara Regina Barros Braz

“Para mim, diversidade é o que há de mais bonito e especial no mundo no qual vivemos. Cada pessoa tem uma história de vida e características próprias que as tornam únicas e diferentes das outras. Diversidade é poder ser e aceitar quem somos sem medo. Saber conviver e respeitar essas diferenças é fundamental para termos uma sociedade mais justa e igualitária.”

Rogério Aparecido Alves

“Falar sobre diversidade nas empresas deixou de ser importante e se tornou urgente. Quando falamos sobre esse assunto, estamos abrindo nossa casa para um movimento social de oportunidade e equidade.”

Ramon de Oliveira Correa

Clique aqui e confira como o nosso universo é diverso!