Quando o mês de outubro termina , os tons de rosa dão lugar à campanha do Novembro Azul. O objetivo é conscientizar a respeito da prevenção do câncer de próstata, o segundo mais comum dentre os homens brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Além da prevenção do câncer, as ações do Novembro Azul também são tratadas como uma oportunidade para promover a saúde preventiva dos homens em geral. Essa abordagem mais integral, inclusive, é incentivada pelo INCA e pelo Ministério da Saúde.

Mas independentemente do foco, por que é tão importante falar sobre a saúde do homem? Continue comigo neste texto, que explicaremos tudo para você!

Como o homem pode prevenir problemas de saúde?

Embora nem todas as condições de saúde sejam plenamente preveníveis, alguns hábitos de vida são parte importante da busca por mais qualidade de vida.

Rotinas saudáveis, com a prática de atividades físicas, alimentação equilibrada e moderação no consumo de bebidas alcoólicas são fundamentais na prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer.

Ir ao médico com frequência também deve ser parte da rotina dos homens. A consulta médica não deve ser algo reservado apenas quando a pessoa se sentir mal.

Fatores de risco 

As principais vítimas do câncer de próstata são homens com mais de 50 anos, atingindo o pico entre as idades de 65 e 74 anos, sendo que prevenção e diagnóstico precoce são essenciais.

Pessoas com parentesco de primeiro grau, como irmão ou pai, que desenvolveram a doença também estão mais propensos.

Maus hábitos de saúde também podem levar ao seu desenvolvimento, como: sedentarismo, obesidade e alimentação rica em gorduras, deficiente em vegetais e legumes e tabagismo.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, os mais comuns são sintomas obstrutivos – alteração em frequência e jato urinário. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou que seja identificado um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque.

Por outro lado, quando a doença se instala, os sintomas são severos, como a perda de peso, fadiga, incontinência urinaria e dor óssea.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pela composição:  exame Prostate-Specific Antigens (PSA) ou antígenos específicos da próstata, exame de toque e biopsia.

Eles devem ser realizados em decisão compartilhada com seu médico,  de acordo com histórico familiar e queixas urinarias a fim de monitorizar a saúde do órgão e possíveis alterações.

Tratamento

O tratamento para o câncer de próstata depende de alguns fatores. O estado de saúde da pessoa, da doença e a sobrevida do paciente, são os principais.

Por exemplo, nos casos de tumores benignos, medicações de uso contínuo e acompanhamento especializado para o monitoramento são suficientes. Situações mais graves requerem a remoção do tumor e tratamentos como a quimioterapia.

Doenças que mais afetam os homens

Falamos muito sobre o câncer de próstata, mas o Novembro Azul vai muito além disso. Além da doença é preciso ficar de olho em outras condições que sempre levam mais e mais pacientes aos hospitais.

A doença que mais afeta os homens no Brasil é o câncer de pele não melanoma. O tumor no testículo aparece como a doença que mais acomete na faixa etária dos 20 a 40 anos. Além dessas, a disfunção erétil, andropausa e o câncer de pênis (que muitas vezes é favorecido pela má higiene) são outras condições que assombram a saúde dos homens.

Tanto no Novembro Azul quanto no Outubro Rosa, a mensagem é a mesma: cuidar da saúde e prevenir doenças.

De fato, essas duas ações estão ao seu alcance, sobretudo na prevenção. A qualquer sinal de anormalidade com o seu corpo ou sintomas que antes não existiam, busque orientação de um médico profissional e agende a sua avaliação.

Não deixe esse Novembro Azul passar em branco!