O mês de outubro é marcado internacionalmente como o Outubro Rosa, um período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as mulheres.

Neste texto, queremos abordar a importância da saúde da mulher e oferecer dicas valiosas de prevenção.

Vamos juntos nessa leitura?

Câncer de Mama e Câncer de colo de útero: Atenção e Prevenção

1 – Consultas regulares: Faça exames ginecológicos de rotina e mantenha um acompanhamento médico constante. E nunca se esqueça de realizar o autoexame.

2 – Mamografia: A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia de rastreamento anual a partir dos 40 anos.

3 – Papanicolau: O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. Os exames periódicos devem seguir até os 64 anos de idade.

Estilo de Vida Saudável: Sua Melhor Defesa

Além dos exames regulares, manter um estilo de vida saudável desempenha um papel importante na prevenção do câncer e na promoção da saúde da mulher. Veja abaixo alguns passos importantes que devem ser seguidos:

1 – Alimentação balanceada: Consuma uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e evite alimentos processados.

2 – Atividade Física: Mantenha-se ativa. A atividade física regular ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis. 

3 – Controle do Peso: Manter um peso saudável é fundamental.

4 – Evite o Tabaco e o Álcool: O consumo excessivo de álcool e o tabagismo estão associados a um maior risco de câncer.

5. Vacinação HPV: A vacina quadrivalente é indicada para meninas e mulheres de 9 a 45 anos e meninos de 9 a 26 anos. A imunização deve acontecer, preferencialmente, entre 9 e 14 anos, quando é mais eficaz, segundo o Ministério da Saúde.

Conscientização e Apoio

O Outubro Rosa não é apenas um mês de conscientização, mas também uma oportunidade de apoio mútuo. Compartilhe informações sobre a importância da prevenção com suas amigas, familiares e colegas.

Encoraje todas as mulheres a cuidarem de sua saúde e realizarem exames regularmente.

Estamos aqui para te ajudar!

Aqui na Unimed Rio Preto temos uma rede de médicos cooperados especialistas que podem te auxiliar nestas avaliações. Além da Atenção Integral a Saúde, localizada no Plaza Avenida Shopping, que oferece atendimento médico e multidisciplinar que avaliam a necessidade de exames e coleta de Papanicolau, enfatizando a promoção e a prevenção de doenças.

Agende sua consulta pelo telefone: (17) 3202-1143.

Além de profissionais capacitados, a Unimed Rio Preto, possui um Centro de Excelência em Oncologia, que fica no 1° andar do Complexo Unimed Rio Preto. Ele é formado por uma equipe de Oncologistas clínicos que oferecem tratamento com qualidade técnica e humanizado.

O espaço disponibiliza aos nossos pacientes uma recepção individualizada e acolhedora assim como oferece um atendimento multidisciplinar, emergência 24h, possibilidade de realização de exames laboratoriais e de imagem, unidade de observação prolongada e internação e inclusive apoio da equipe de cuidados paliativos, quando necessário.

Toda a nossa equipe está comprometida em promover a saúde da mulher. Nossos profissionais estão à disposição para orientá-la e fornecer o melhor atendimento possível.

Lembre-se: sua saúde é valiosa, e a prevenção é a melhor forma de cuidar dela. Juntas, podemos fazer a diferença no combate ao câncer de mama e na promoção da saúde da mulher.