Movimentos intensos e respiração profunda promovem inúmeros benefícios a quem pratica

Inspire, saudação ao sol. Agora expire, fique em posição postura da montanha. Com respiração consciente, movimentos vigorosos e muita  concentração se inicia uma aula de Power Yoga, estilo do Hatha Yoga que, com exercícios dinâmicos e fortes, vem conquistando cada vez mais adeptos pelos benefícios para o corpo e a mente. Segundo o professor de yoga Jean Dumbra, a modalidade tem maior fluidez de movimentos e sequências bem
dinâmicas. “Na Power Yoga não há interrupção do fluxo das posturas (asanas) e os movimentos são mais rápidos e conectados pela respiração. Isso acelera o metabolismo e contribui com o gasto calórico”, afirma.

A prática se popularizou no ocidente por adaptar-se às necessidades de quem se interessava em aprender yoga, mas queria focar mais nos aspectos físicos do que nos espirituais.
A analista Mirela Rossi Fernandes já havia tentado academia, mas foi na modalidade que se encontrou. “Faço a Power há mais de um ano. Tudo melhorou, meu sono, dores na coluna, controle do estresse, forma física e concentração no trabalho”, comemora. Os benefícios da técnica são muitos, como bem-estar físico e mental, autoconhecimento, gerenciamento do estresse, ansiedade e qualidade de vida; em longo prazo, o aumento da flexibilidade corporal, mais resistência muscular, diminuição da pressão arterial, melhora da circulação, entre outros.
Todo mundo pode aderir à prática, desde que respeite os limites do corpo. “Os próprios exercícios, alinhados à respiração correta, condicionam o praticante”, esclarece Dumbra. Namastê!