Previna-se contra a Meningite!

A meningite é uma doença que causa a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus ou bactéria, quando o quadro, neste caso, é mais grave. O risco de contrair meningite é maior entre crianças, por isso a principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. Os casos de meningites bacterianas são mais comuns no período outono-inverno e das virais no período primavera-verão.

Bebês, crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar contra meningite!

Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de cinco anos, especialmente as menores de um ano de idade.

Para as outras idades também se dispõe de vacinas, como no caso da meningite pneumocócica, situação mais comum em idosos e indivíduos portadores de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, asma e bronquite, enfisema pulmonar, doenças no fígado e nos rins, ou de doenças que diminuem a atividade do sistema imunológico (resistência baixa) que apresentam maior risco de adoecimento pela meningite.

Quais são os sintomas da meningite?

Febre, dor de cabeça, vômitos, irritabilidade, crises convulsivas e alteração do estado mental são os principais sintomas de uma pessoa que está com quadro de infecção nas meninges. Percebam que é muito comum com uma série de outros quadros infecciosos, por esse motivo é tão importante ter um serviço de saúde como referência para ser utilizado sempre que precisar, e nessas situações de dúvidas serem prontamente atendidos.

Como a meningite é transmitida?

A transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (nariz e garganta) e, em alguns casos, a transmissão é fecal-oral, isso significa que pode ser transmitida pelas mãos contaminadas e, por isso, é tão importante entender quais as outras medidas preventivas temos que utilizar.

Como prevenir a meningite?

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas, higiene das mãos, evitar espaços aglomerados, principalmente para bebês menores de três meses. As vacinas estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana.

Verifique sua carteira de vacinação e agende agora sua vacina.
Serviço de vacinação domiciliar.
Unidade de vacinação aberta ao público.

Unidade de Vacinação Unimed Rio Preto
Av. Bady Bassitt, 4870 – Alto Rio Preto – São José do Rio Preto/SP
(17) 3202.1112 ou (17) 99282-8780.

Fonte: Portal do Ministério da Saúde.

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *