Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Na maioria das vezes, essas infecções acabam regredindo espontaneamente. Porém, em alguns casos mais persistentes, pode ocorrer o desenvolvimento de outros tipos de lesões que, se não forem identificadas e tratadas, podem progredir para o câncer, principalmente no colo do útero, vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e boca.

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente por relações sexuais. Em raros casos, também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Aproximadamente 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer.

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor. Nesses casos, a orientação é procurar ajuda médica para investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento caso necessário.

A forma mais eficiente de prevenção é a vacina. Na Unidade de Vacinação da Unimed Rio Preto estão disponíveis dois tipos. A quadrivalente, que é indicada para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos, e a bivalente, que pode ser tomada por mulheres com idade acima de nove anos. Para mais informações e valores, basta entrar em contato pelo telefone (17) 3202-1112. Para facilitar o acesso a todos, atualmente a Unimed está oferecendo a vacina com descontos especiais para clientes.