Fique livre da herpes zóster

Vacinação é a melhor forma de prevenir a herpes zoster

Proteja-se contra a herpes zóster

 

Você já ouviu falar em cobreiro? Na verdade, este é o nome popular de uma doença chamada herpes zóster que provoca pequenas vesículas na pele, como a catapora, e costuma causar dores intensas.

Provocada por vírus, ela atinge ambos os sexos e pode aparecer em várias idades, mas com mais frequência após os 50 anos. Apesar de não ser tão conhecida, a doença é bem comum e se manifesta em pessoas que tiveram varicela (catapora) no passado.

Especialistas explicam que ela é uma espécie de reativação do vírus que fica adormecido no corpo de quem já teve. Com o passar dos anos, o sistema imunológico fica mais enfraquecido, e isso pode desencadear a herpes zóster.

Além de baixa imunidade, outros fatores como má alimentação, falta de sono, infecções e estresse, também podem contribuir para o surgimento das vesículas na pele.

A herpes-zoster pode causar complicações e, em alguns casos, podem provocar problemas graves dependendo dos locais onde as lesões aparecem (perto dos olhos, por exemplo). Por isso, a prevenção é essencial.

A forma mais eficiente de prevenção é a vacina. Ela pode ser encontrada na Unidade de Vacinação Adulto e Infantil da Unimed São José do Rio Preto e é totalmente segura. As doses são destinadas prioritariamente para maiores de 50 anos.

Para ficar imunizado contra a herpes zoster basta uma única dose da vacina. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (17) 3202-1112.

Toda forma de prevenção é fundamental para garantir saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, não deixe de se vacinar.