Receitas que ajudam a controlar a Hipertensão

No próximo dia 26 de abril, se comemora o dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão. Considerada um dos grandes males de saúde pública no mundo, tem como seu grande vilão, o Sal. Confira abaixo três receitas que vão te ajudar a controlar a doença.

1ª RECEITA: CALDO DE CARNE

INGREDIENTES

1 kg de músculo
3 litros de água
2 cenouras
2 cebolas
3 tomates maduros
1 talo de salsão
2 galhos de salsinha
1 talo de cebolinha
1 limão (caldo)
2 folhas de louro

MODO DE PREPARO

Prepare os outros ingredientes: lave as cenouras, os tomates, o salsão e as ervas, descasque e corte as cebolas e a cenoura, corte os tomates e retire as sementes, pique o salsão, cebolinha a salsinha. Corte o músculo em cubos grandes.

Em uma panela, coloque o músculo, os legumes, as ervas e o caldo de limão. Regue com a água e leve para cozinhar em fogo alto.

Assim que ferver, abaixe o fogo e, deixe cozinhar por 4 horas, sem tampar. À medida que uma espuma for se formando na superfície, retire e descarte com uma escumadeira. Durante as 4 horas você não precisa ficar ao lado do fogão, observe a fervura a cada 15 minutos.

Após a cocção, espere esfriar e bata no liquidificador.

COMO ARMAZENAR

Transfira o caldo para potes de vidro e mantenha na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo ou potes pequenos e leve para o congelador. Conserve congelado por até 3 meses.

2ª RECEITA: MOLHO DE TOMATE CASEIRO

INGREDIENTES

5 kg de tomates italianos maduros
3 cebolas
3 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Descasque e pique as cebolas. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e refogue por cerca de 15 minutos até dourar.
Enquanto isso, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Bata os tomates em etapas no liquidificador (sem acrescentar água): para preparar um molho mais rústico, com pedaços, bata no modo pulsar para triturar; se preferir um molho tradicional mais fluido bata até ficar liso.
Junte os tomates batidos à cebola refogada. Deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho ficar encorpado. O ideal é que o molho reduza a metade do volume.
Tempere com sal, somente no final da cocção (se quiser adicione 1 maço de manjericão fresco e deixe cozinhar por mais 2 minutos para perfumar).
Para armazenar porcione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias. Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses.

3ª RECEITA: MOLHO DE IORGUTE.

INGREDIENTES

1 iogurte natural
1 colher (sopa) de cheiro verde
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho
2 folhas de alface
Hortelã a gosto
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador o vinagre, o azeite de oliva, os dentes de alho e alface.
Após misture o iogurte, mexendo com uma colher. Por último acrescente, cheiro verde e hortelã picadinho.

DICA FINAL: SUBSTITUIÇÃO COM ALIMENTOS QUE CONTENHAM MENOS SÓDIO

  • 01 Pão Francês (50g) tem em média 300 mg de sódio e 50g de Goma de Mandioca (Tapioca), tem 1mg.
  • 100g de Milho Verde enlatado tem em média 260 mg de sódio e 100g de Milho Verde natural tem 1mg.
  • 100g de Linguiça crua (grande indústria) tem em média 1176 mg de sódio e 100g de Carne Bovina crua (Patinho) tem 49 mg.
O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *