Quando falamos em segurança do paciente estamos tratando de um assunto importante, mas também de uma preocupação global da área da saúde pública.

Em seu conceito, podemos dizer que a segurança do paciente é reduzir, a um mínimo aceitável, os riscos de dano associado ao cuidado da saúde, segundo a RDC nº 36.

Você sabia?

Aqui na Unimed Rio Preto buscamos diariamente dar continuidade em aprimorar a gestão de riscos e melhorar os cuidados e a qualidade da assistência com o objetivo de fortalecer a segurança do paciente no atendimento em nossos serviços, evitando que aconteçam incidentes durante as etapas de um atendimento em nossas unidades.

Mas afinal, o que é um incidente?

Um incidente é um evento ou uma circunstância que poderia ter resultado, ou causado um dano desnecessário ao paciente, como por exemplo, uma administração incorreta de um medicamento causando algo potencialmente perigoso.

O que fazemos para evitar incidentes na Unimed Rio Preto?

Uma série de ações são realizadas para que todos os atendimentos aconteçam de forma segura. Veja abaixo alguns passos seguidos pelas nossas equipes assistenciais da Unimed Rio Preto para garantir total segurança aos nossos pacientes.

  • Implantação e utilização de protocolos com base no nosso perfil de atendimento, por exemplo, criamos protocolos padronizados para atendimento de crianças com asma, pacientes com dor torácica, suspeita de dengue, infecção de trato urinário, entre tantos outros que escrevemos pensando na qualidade e segurança do seu atendimento
  • Utilizamos as 6 Metas de Segurança recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em nossa prática diária, que abordam sobre a identificação correta do paciente, comunicação efetiva, uso seguro de materiais e medicamentos, procedimentos invasivos seguros, higienização das mãos e prevenção de quedas e lesão por pressão.

No decorrer do texto, você vai  acompanhar cada uma das 6 metas de forma completa.

  • Temos um Núcleo de Segurança do Paciente, onde realizamos mensalmente reuniões com um grupo multidisciplinar e discutimos ações para prevenir e reduzir incidentes em nossa prática diária. Também discutimos quando os incidentes acontecem, pensando juntos em como evitá-los no futuro.
  • Conquistamos um selo de Acreditação em Saúde, a ONA, em que fomos acreditados no nível 3 – excelência em gestão, selo ouro, que é o nível máximo para essa acreditação, evidenciando primeiramente a preocupação da cooperativa em manter um ambiente de saúde com foco em excelência em atendimento, assim como em fortalecer e melhorar continuamente os nossos processos através das auditorias que recebemos anualmente.
  • Realizamos reuniões bimestrais com a alta liderança da cooperativa, evidenciando os nossos resultados relacionados à Segurança do Paciente na Unimed Rio Preto, buscando por ciclos de melhorias na prática de forma estratégica.

Quais os nossos resultados?

Nossos esforços contínuos mostram alguns resultados de 2022. Separamos os resultados relacionados às Metas de Segurança e o quanto elas fizeram a diferença em nossa prática.

Temos uma confiabilidade de 99% nos nossos processos de segurança ao paciente através das 6 Metas de Segurança do Paciente. Garantia de que esse resultado é fruto de um esforço multidisciplinar contínuo na prática.

Confira abaixo cada uma das 6 Metas de Segurança do Paciente.

01 – Identificação do paciente: garante a identificação correta para assegurar que o cuidado seja prestado para a pessoa correta;

02 – Comunicação efetiva: garante que as informações sejam claras entre os profissionais e pacientes;

03 – Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos: promove práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde, visando que todo processo aconteça de forma correta)

04 – Procedimento invasivo seguro: reduzir a ocorrência de incidentes relacionados aos procedimentos invasivos, como passagem de cateter venoso central, dreno de tórax e coleta de líquor;

05 – Higienização das mãos: prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde, tanto para pacientes, quanto para os profissionais envolvidos nos seus cuidados;

06 – Prevenção de quedas e lesão por pressão: reduzir a ocorrência de queda e lesões de pacientes durante sua assistência.

Nossos resultados também demonstram que 99% dos atendimentos em nossas unidades não causaram nenhum tipo de dano, e acreditamos no engajamento dos colaboradores da Unimed Rio Preto para que esse resultado fosse alcançado.                

Queremos melhorar ainda mais a Meta 6 – Risco de queda, pois este objetivo depende não apenas do nosso olhar crítico e cuidadoso, mas também da atenção de cuidadores e dos pacientes.

Você sabia que também pode contribuir para a sua segurança?

  • Caso esteja com algum tipo de dor, mal-estar ou tontura, solicite ajuda para um dos nossos profissionais de saúde para andar ou peça uma cadeira de rodas.
  • Alguns medicamentos também podem causar tontura, por isso, levante com calma e solicite auxílio se necessário.
  • Crianças devem ser sempre supervisionadas, pois ambientes de saúde apresentam riscos como: escadas, poltronas, piso escorregadio que podem facilitar quedas.
  • Pacientes acamados, muita atenção! As grades da cama ou maca devem sempre estar levantadas, e a mudança de posição no leito é importante para evitar o surgimento de lesões ou feridas na pele.
  • Fale sempre seu nome completo e a data do seu nascimento antes de ser medicado por um dos nossos profissionais, e certifique-se de que ele compreendeu corretamente a sua fala.
  • Atente-se para os cuidados durante a administração de medicamentos: mantenha o braço esticado, evite movimentos bruscos no momento da aplicação e avise um profissional caso você sinta algum desconforto durante a administração do medicamento.

Unimed Rio Preto  – Transparência e Respeito

Temos uma política de Disclosure implantada nos nossos serviços. Esse processo, que chamamos de diálogo aberto com o paciente e familiares, é a forma que nos comunicamos durante situações de incidentes aos pacientes que ocasionaram danos ou não.

Treinamos nossos profissionais para serem transparentes e terem respeito quando um incidente é identificado, garantindo que todas as partes envolvidas sejam escutadas com imparcialidade e empatia, buscando adotar medidas de reparação do dano ocasionado, quando houver, além da comunicação transparente e resolutiva com nossos pacientes e profissionais.

Sabia que você também pode contribuir para essa segurança?

Por meio de uma Pesquisa de Satisfação sobre a segurança nos atendimentos realizados na Unimed Rio Preto, você sinaliza pontos positivos e de melhorias sobre o assunto segurança em nossa cooperativa.

Saiba que a sua segurança é o nosso maior valor e contamos com você para nos apoiar continuamente na melhora dos nossos serviços. Ouvi-los sempre será um prazer! Caso queira deixar a sua opinião, temos uma pesquisa em que o Núcleo de Segurança do Paciente receberá e fará as devidas tratativas:

Para participar, é só clicar aqui. Participe e dê a sua opinião. Ela é importante para buscarmos resultados ainda melhores nos nossos serviços.