Tornar a sua jornada de atendimento cada vez mais segura esse é o nosso jeito de cuidar!

Em cumprimento a RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013 e PORTARIA Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013, a Unimed instituiu em 2016 o Núcleo de Segurança do Paciente, instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.

Definimos segurança do paciente como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

Dessa forma, nossos princípios e diretrizes estão norteados em:

  • Melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde;
  • Disseminação sistemática da cultura de segurança;
  • Articulação e a integração dos processos de gestão de risco;
  • Garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

Você sabia que também pode contribuir com a melhoria contínua da segurança?

Ao passar em atendimento em um de nossos serviços, avalie se está sendo cumprido minimamente os protocolos de segurança abaixo:

  • Protocolo 1 – IDENTIFICAÇÃO CORRETA

Ser identificado corretamente com seu nome e data de nascimento, levando em consideração as características individuais, prioridades de atendimento e preferências para nome social ou nome afetivo;

  • Protocolo 2 – COMUNICAÇÃO EFETIVA

Receber orientações verbal e escrita de forma clara e precisa, com transparência e acolhimento.

  • Protocolo 3 – USO SEGURO DE MEDICAMENTOS

Ser questionado sobre o uso de medicamentos de rotina e alergias.

Ser informado quanto aos medicamentos que estão sendo administrados, assim como os cuidados necessários antes, durante e após a sua administração.

  • Protocolo 4 – PROCEDIMENTOS INVASIVOS/ CIRÚRGICOS SEGUROS

Ser conferido previamente a identificação dos seus dados (nome e data de nascimento), local e lateralidade para a realização do procedimento.

  • Protocolo 5 – HIGIENE DAS MÃOS

Perceber que o profissional higieniza as mãos antes, durante e após o contato com rotinas realizadas no atendimento.

A higienização das mãos pode ser realizada com água e sabão ou com álcool.

  • Protocolo 6 – REDUÇÃO DO RISCO DE QUEDA E LESÕES

Ser abordado quanto a necessidade de movimentação em cadeira de rodas em caso de mal-estar, tontura ou dificuldade de locomoção.

Receber orientações e apoio em casos de medicamentos que podem causar mal-estar e tontura.

Perceber a sinalização de placas de alerta em caso de área com potencial escorregadio.

Nos ajude no compromisso em melhorar a segurança do seu atendimento!

Notifique qualquer situação em que você se sentiu inseguro!

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