O cuidado que a Unimed São José do Rio Preto tem com a saúde também se estende para o meio ambiente com ações de sustentabilidade. Por isso, a cooperativa médica inaugurou, no dia 5 de junho, um Ecoponto para descarte de materiais recicláveis, pilhas e baterias.

Todo material dispensado no local, será recolhido pela Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de São José do Rio Preto – Cooperalagos que fará a separação e dará a destinação correta. As pilhas e baterias serão enviadas para outra empresa que realiza a descontaminação e descarte final.

Toda população poderá utilizar o Ecoponto, instalado na sede da Unimed Rio Preto, com acesso pela rua Penita, entre a avenida Bady Bassitt e rua Imperial. No local, poderão ser descartados, 24 horas por dia, itens de plástico, metal, vidro e papel, além de pilhas e baterias.

O Ecoponto será inaugurado oficialmente no dia 5, às 10h30. A ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, que contará também com atividades internas para os colaboradores como oficina de artesanato com materiais reciclados, exposição e orientações com integrantes da Cooperlagos. Será realizado também o plantio de sementes em tubetes que serão levados ao Viveiro Municipal até a formação de mudas que, futuramente, serão plantadas em uma área de reflorestamento da cidade.

Outras opções para toda população

A Unimed São José do Rio Preto também oferece outras opções de descarte para a população.

  • Coleta de cartões magnéticos usados – a cooperativa disponibiliza equipamento “Papa Cartão” em diversos pontos da cidade. As pessoas podem levar qualquer tipo de cartão magnético que é triturado na hora e, depois, enviado para reciclagem.
  • Pilhas e Baterias – além do Ecoponto, as pilhas e baterias podem ser depositadas em um coletor específico instalado na sede, avenida Bady Bassitt, 3877.
  • Coleta de Óleo Usado – toda população pode descartar óleo usado em um coletor especial localizado no Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da Unimed Rio Preto, Rua Floriano Peixoto, 2870.
  • Coleta de Medicamentos Vencidos – a Farmácia Unimed recebe qualquer medicamento com data de validade expirada para destinação correta.