Nesses tempos de isolamento social e trabalho em home office, você deve ficar atento na questão do consumo de energia elétrica. Pequenas mudanças de hábito no dia a dia têm um grande impacto no futuro. Por isso, confira algumas dicas para economizar e para usar energia elétrica com consciência.

Aproveite a luz natural

A luz natural é uma ótima aliada na economia de energia. A ideia é deixar as janelas e portas bem bertas para que a luz possa entrar, evitando deixar as lâmpadas acessas durante o dia desnecessariamente.

Evite o ar-condicionado

Uma das medidas de prevenção ao vírus é deixar o ambiente sempre arejado, deixando as janelas e portas abertas. Se o clima estiver ameno, deixe o ar-condicionado desligado, pois além de facilitar a circulação de ar, você ainda economiza energia.
Mas, se ainda assim você precisar ligar o ar-condicionado, mantenha o ambiente fechado para não gastar energia à toa e controle o tempo de uso do aparelho.

Atenção aos computadores

Nesse período, em que é necessário trabalhar de casa, quando possível, os computadores costumam ficar ligados por horas a fio, o que pode ocasionar em um maior gasto de energia. Se você tiver um computador de mesa, sempre que você for fazer uma pausa nas atividades, desligue a tela. Ela representa cerca de 70% do consumo de energia do aparelho.

Estabeleça uma rotina

Para pessoas que acabaram de migrar para esse estilo de trabalho, pode ser difícil criar e se adaptar a uma rotina. Mas é importante que você estabeleça os horários de uso dos equipamentos para que você não acabe cometendo desperdícios. Seja definindo uma hora para começar e encerrar o dia de trabalho, ou mesmo demarcando o período de uso da TV e videogames para as crianças. É importante impor limites e horários.

Fique de olho na geladeira

Você sabia que o uso de geladeiras e freezers pode representar até 30% do gasto de energia mensal de uma residência? Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), uma geladeira com freezer gasta em média R$ 1,53 por hora. Com todos em casa, é claro que o uso desses aparelhos também aumenta. Quanto mais eles forem abertos, mais energia é gasta para manter a temperatura de seu interior baixa. Por isso, nada de ficar muito tempo com a geladeira aberta decidindo o que pegar, viu? Feche a geladeira o mais rápido possível e avise os outros moradores da casa para fazerem o mesmo.

Controle a intensidade da luz

A luz máxima nem sempre é necessária para nossas atividades, não é mesmo? Controlando a quantidade de luminosidade emitida por suas lâmpadas você reduz o consumo de energia elétrica na iluminação em até 25%.

Conscientize as pessoas ao seu redor

Conscientização é uma palavra-chave para conseguir alcançar um desenvolvimento sustentável para todos. Os impactos ao meio ambiente são reduzidos com pequenas atitudes, por isso a colaboração de todos nessa jornada é essencial! Apagar as luzes quando não tiver ninguém no cômodo, tomar banhos mais curtos e menos quentes e evitar dormir com a televisão ligada, por exemplo, são atitudes que mudam bastante o cenário quando a conta de luz chegar.

Se todos se unirem para realizar esses gestos mínimos, o planeta agradecerá.