Durante o Verão, as chuvas e o tempo mais quente produzem condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças perigosas como Dengue, Zika e Chikungunya. Porém, os cuidados não devem se restringir apenas a essa época do ano.

Para se ter uma ideia, de janeiro a novembro de 2016, foram notificados mais de 16 mil casos de Dengue em São José do Rio Preto, cerca de 4.800 apenas no Complexo de Saúde Unimed. Por isso, é preciso muita atenção e a hora de se cuidar é agora.

A boa notícia é que desde o ano passado, está disponível na Unidade de Vacinação Adulto e Infantil da Unimed Rio Preto uma vacina contra a Dengue, mais uma eficaz arma para toda população. Totalmente segura e eficaz, ela imuniza contra quatro sorotipos da doença e pode ser tomada por pessoas com idades entre 9 e 45 anos.

Fabricada pelo laboratório francês, o Sanofi Pasteur, ela é administrada em três doses e imuniza para a vida toda. Ela foi testada em indivíduos de diferentes locais do mundo que vivem em regiões onde há registros da doença e a eficácia foi comprovada. Além disso, durante os testes, não foram observados efeitos colaterais importantes, apenas dor e vermelhidão no local de aplicação, o que é comum para a maior parte das vacinas.

Poucas pessoas sabem, mas o mosquito consegue voar no máximo a 200 metros de distância e só transmite a doença se picar alguém contaminado e estiver infectado pelo vírus da Dengue. Por isso, quanto mais pessoas imunizadas com a vacina, menores são as chances de transmissão naquela região e também para pessoas que não estejam na faixa etária indicada para a imunização. Por isso, é importante que todos tomem a vacina e incentive os familiares e vizinhos a fazer o mesmo.

A Unidade de Vacinação da Unimed fica na avenida Bady Bassitt, 4870, é aberta a toda população. O valor da vacina pode ser parcelado em até seis vezes no cartão de crédito. Clientes do plano de saúde têm descontos especiais. Para mais informações (17) 3202-1112.

Mas todos devem se lembrar que mesmo vacinados, é preciso cuidar de suas casas para evitar a proliferação do mosquito, pois ele também transmite outras doenças perigosas. Por isso, elimine todo e qualquer recipiente que possa acumular água limpa, mantenha as calhas sempre limpas, assim como os quintais, ralos, compartimento atrás da geladeira, entre outros.

A dengue é uma doença muito perigosa e pode até matar. Por isso, toda ação é importante. A vacina existe para ajudar, mas não para eliminar a doença. Mais do que nunca precisamos nos unir, pois, somente juntos, poderemos vencer este mal.