Vamos falar sobre tabagismo?

Até pouco tempo o ato de fumar era considerado um charme, símbolo de status e de rebeldia entre os adolescentes e, acredite, houve uma época em que certificavam que o tabaco era capaz de curar doenças. Mas, hoje, graças ao avanço da ciência e da tecnologia, sabemos, comprovadamente, o quão prejudicial é o ato de fumar. Para se ter uma ideia o fumante inala e leva ao seu pulmão a nicotina – que é cancerígena –, agrotóxicos, solvente, metais pesados (chumbo e o cádmio), substâncias radioativas: polônio 210 e carbono 14, além do Benzopireno que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo. O resultado disso você já sabe e, se não tem ideia, aproveite a leitura para se aprofundar sobre este importante tema.

[rock-convert-cta id=”1545″]

O que é o tabagismo?

Reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS.
Consumido pela população mundial há milhares de anos, o tabaco, antes relacionado a poder e status social, se disseminou rapidamente com a industrialização dos cigarros e as diversas ações de marketing relacionadas ao produto. O resultado da industrialização e comercialização do tabaco foi catastrófico, o que levou as instituições governamentais a tomarem atitudes drásticas com foco na saúde e bem-estar da população.

No Brasil, as campanhas de saúde pública, a proibição da publicidade de tabaco nos meios de comunição, o aumento dos tributos e preços do tabaco, as leis que protegem a população dos efeitos da fumaça do tabaco (ambientes livres de tabaco), e a oferta de tratamento gratuito na rede pública, a partir de 2004, dentre outras medidas preconizadas pela Convenção Quadro Mundial para o Controle do Tabaco, têm produzido efeitos e avanços no controle desta pandemia.

O que é o tabagismo passivo?

No Brasil, morrem 23 pessoas por hora devido às doenças causadas pelo tabagismo ativo e outras 7 pessoas por dia devido às doenças provocadas pelo tabagismo passivo.
Esse quadro mostra a importância da consciência de quem fuma, já que o seu ato também afeta as pessoas com quem convive em casa, no trabalho e em demais espaços coletivos e que não existe nível seguro de exposição à fumaça. Por definição, o tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.

Mas por que a inalação involuntária à fumaça do tabaco pode levar à morte?

A fumaça que sai da ponta do cigarro e se difunde homogeneamente no ambiente contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.
Nesse contexto, o fumante passivo pode sofrer reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer do pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longos períodos. Em crianças, aumenta o número de infecções respiratórias.

Como ocorre a dependência à nicotina?

O cigarro contém quase cinco mil substâncias tóxicas, e destas, a nicotina é a responsável direta pela dependência do fumo, chegando ao cérebro em apenas 9 segundos após uma tragada atingindo o Sistema Nervoso Central, modificando, assim, o estado emocional e comportamental do mesmo modo que ocorre com a cocaína, a heroína e o álcool.
Após atingir o cérebro, a nicotina libera várias substâncias (neurotransmissores) que são responsáveis por estimular a sensação de prazer, por isso, é prazeroso fumar. Acontece que, com o uso contínuo, o cérebro se adapta e passa a precisar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação do início, daí a dependência.

Fumo durante a gravidez

Fumar durante a gestação pode trazer sérios riscos tanto à gestante quanto ao bebê, já que o monóxido de carbono e a nicotina são absorvidos pelo organismo materno e passados ao feto, podendo ocasionar:
• Abortos espontâneos
• Nascimentos prematuros
• Bebês de baixo peso
• Mortes fetais e de recém-nascidos
• Gravidez tubária
• Deslocamento prematuro da placenta
• Placenta prévia
• Episódios de sangramento
As lactantes também precisam se atentar já que a criança recebe nicotina pelo leite, durante a amamentação, podendo ocorrer intoxicação (agitação,
vômitos, diarreia e taquicardia), principalmente em casos nos quais as mães consomem vinte ou mais cigarros por dia.

O uso contínuo do tabaco pode ocasionar quais tipos de doenças?

O tabagismo tem relação direta com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de cânceres, entre eles os de: pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.
Também está relacionado com doenças do aparelho respiratório como: enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma e infecções respiratórias, além das doenças cardiovasculares: angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral e trombose.
Também podemos citar úlcera do aparelho digestivo, osteoporose, catarata e impotência sexual no homem, bem como a infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

Há diversos motivos para parar de fumar

Estima-se que 80% dos fumantes queiram parar de fumar, mas acabam sempre deixando esse dia para trás. Por isso, separamos uma lista de motivos para superar o vício e largar o tabaco hoje mesmo.

Pela família e entes queridos
• Dar bom exemplo aos filhos
• Prevenir doenças como a bronquite, rinite, asma e otite nos filhos
• Melhorar as relações com familiares e amigos
• Economizar dinheiro
• Viver muitos anos para poder desfrutar com seus filhos e/ou netos

Para ter mais saúde
• Respirar melhor, ter mais fôlego
• Ter mais disposição para caminhar
• Sofrer de menos resfriados e tosse
• Ter menos problemas digestivos
• Evitar o câncer de pulmão e outros tipos de câncer
• Reduzir o risco de infarto, de derrame cerebral e enfisema

Para melhorar a aparência física
• Acabar com o mau hálito
• Eliminar a cor amarela dos dentes e dedos
• Ter a pele mais saudável, cabelos mais perfumados, sem o cheiro do cigarro
• Sentir o aroma das coisas
• Receber um abraço carinhoso e o elogio de estar mais cheirosa(o)

 

Pensando no seu bem-estar e qualidade de vida, o Programa Medicina Preventiva da Unimed Rio Preto beneficia os clientes com equipe multiprofissional no controle e prevenção de cessação de tabagismo. Faça a sua inscrição aqui.

 

 

Webgrafia
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacionalcontrole-tabagismo
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa-nacionalcontrole-tabagismo/tratamento-do-tabagismo
http://www.brasil.gov.br/saude/2009/11/tabagismo1https://sbpt.org.br/espaco-saude-respiratoria-tabagismo/

 

 

O nosso plano é estar sempre ao seu lado por isso estamos por aqui também! Central 24 horas - (17) 3202-1223 SAC 24 horas - 0800 772 94 67

3 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *