Mais da metade do nosso corpo é composto por água, um elemento indispensável para a vida humana. Então, já parou para pensar como beber água pode ser a solução para muitos problemas? A desidratação compromete a função de muitos sistemas importantes do organismo e pode desencadear muito mais do que apenas a sensação de sede. 

Você já deve ter ouvido, por exemplo, que um adulto deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. A verdade é que esse número é uma média. Se quer saber a quantidade exata que seu corpo precisa basta fazer uma conta simples. Multiplique 0,03 pelo seu peso e o resultado será a quantidade, em litros, que você precisa beber de água diariamente. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70 kg precisa beber 2,1 litros de água por dia para reabastecer o corpo corretamente. 

Pode parecer difícil beber água com frequência ao longo do dia, mas essa é a melhor forma de fazê-lo: aos poucos, no decorrer da rotina, bebendo bastante líquido e por meio da alimentação. Ter uma garrafinha de água sempre à mão ajuda a aumentar a quantidade ingerida durante o dia. Inserir frutas in natura e água saborizada na rotina também é uma boa alternativa para aumentar sua ingestão diária. 

Confira a seguir uma sequência de pontos positivos que a água provoca no organismo. Com certeza, depois de saber de tudo isso, você vai dar mais atenção ao simples hábito de beber água. 

Por que beber água é fundamental? 7 coisas que acontecem no organismo

1- Mais disposição

A água é o principal componente do sangue. Por isso, quanto mais água, melhor será o transporte de nutrientes pelos vasos sanguíneos e todas as funções do organismo são otimizadas. Mais oxigenação é igual a mais disposição. 

2- Memória mais afiada 

O cérebro depende do sangue para receber nutrientes, o que está diretamente relacionado com a quantidade de água que ingerimos, como você viu no tópico anterior. Mas não para por aí, o cérebro também depende da água para realizar suas reações químicas, produção de neurotransmissores, e diversas funções, entre as quais está a formação das memórias. 

3- Emagrece

Muitas vezes exageramos na comida porque o cérebro confunde a sensação de fome e sede. Por isso, estar sempre hidratado pode ajudar a emagrecer. 

Um estudo da Universidade Virginia Tech, nos EUA, reuniu 55 voluntários acima do peso que estavam fazendo dieta para comprovar essa relação água e emagrecimento. Os voluntários que beberam 2 copos de água antes das refeições tiveram uma perda de peso mais significativa. A conclusão foi que o corpo pode confundir as sensações de fome e sede, por isso um corpo hidratado “pede” menos comida. 

4- Intestino regulado 

A água é fundamental em muitos sistemas do organismo, entre eles o digestivo. Ela é essencial para a digestão, absorção e excreção correta dos alimentos. Quando ingerimos a quantidade certa de água, a absorção de nutrientes é otimizada, mas também as fezes ficam mais hidratadas e volumosas, facilitando a movimentação natural do corpo para expulsá-las durante o processo digestivo. 

Leia também: 5 sintomas de intolerância à lactose

5- Desacelera o envelhecimento da pele

Um intestino bem hidratado é capaz de absorver corretamente todos os nutrientes ingeridos durante a alimentação. Então, beber água ajuda a retardar o envelhecimento da pele porque as proteínas importantes para a produção de colágeno, e outros nutrientes, serão corretamente absorvidas pelo intestino. 

Por outro lado, um intestino desidratado está desequilibrado e sem sua total capacidade de filtrar agentes inflamatórios e toxinas.

6- Aumenta a imunidade

Resfriados e infecções, por exemplo, se fixam menos em organismos hidratados. Isso porque a água traz fluidez para as secreções orofaríngeas, respiratórias altas e pulmonares, dificultando a invasão de vírus, outros microorganismos e toxinas, além de ajudar a eliminá-los com mais facilidade, evitando que nos causem enfermidades. 

7- Melhora o sono e Bem-estar

A serotonina e a melatonina, são dois neurotransmissores envolvidos na sensação de bem-estar, e regulação do sono. São produzidos principalmente no sistema nervoso central, a partir do triptofano que é um dos aminoácidos essenciais, isto é, não são produzidos pelo organismo, mas sim absorvidos dos nutrientes ingeridos.

O intestino, por sua vez, precisa estar hidratado e equilibrado para absorvê-los de maneira correta. Beber a quantidade ideal de água vai incentivar a flora intestinal a auxiliar na absorção de nutrientes, e indiretamente na produção desses neurotransmissores e melhorar a qualidade do seu sono e humor. 

Esses foram 7 benefícios que seu corpo passa a experimentar estando plenamente hidratado. Mas não para por aí, as vantagens são inúmeras e estão espalhadas por todas as funções do corpo, inclusive as vitais. O ser humano não vive sem água e não é à toa. 

Inclua beber água em maiores quantidades e ao longo de todo o dia nas suas metas e cumpra esse objetivo tão elementar para a sua saúde. Continue navegando em nosso blog e conheça 10 dicas para melhorar sua noite de sono.