Um bom colaborador é a peça-chave para quem procura escalar o seu negócio e gerar mais profissionalismo no ambiente corporativo. Somado a isso, ter um plano de cargos e salários é de fundamental importância para reter talentos, gerar mais produtividade e alinhamento com as estratégias da empresa.

Nesse sentido, preparamos um material completo para que você possa entender tudo sobre o plano de cargos e salários. Veja a leitura a seguir para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e para colocar esse projeto em realização no seu negócio. Confira!

Qual o conceito do plano de cargos e salários?

Inicialmente, é preciso que haja uma clareza sobre o que é essa estratégia. Pois bem, o plano de cargos e salários nada mais é do que a adoção de um projeto de remuneração, com a descrição e remuneração de cada cargo dentro do negócio.

Ou seja, toda empresa apresenta diversos setores dentro do seu modelo de atuação. Diretores, representantes, vendedores, atendentes, entre outros. Então, o plano de cargos e salários vem basicamente para garantir a isonomia entre os mais diversos empregados.

Achou complicado esse termo? De forma simples, ele quer dizer que a empresa passa a tratar com igualdade todos os seus funcionários, respeitando a importância de cada um no negócio.

Demonstrar toda a evolução da vaga de emprego ao longo do tempo na empresa, bem como um plano de carreira, benefícios (como um plano de saúde) favorecem a percepção de segurança para os seus colaboradores. Assim, ele pode alinhar os objetivos pessoais com os empresariais, além de focar na ascensão de sua carreira e, por consequência, para o crescimento do empreendimento.

Quais as principais vantagens dessa estratégia?

Logo acima, você pode compreender um pouco mais sobre o plano de cargos e salários, além da sua importância na gestão de pequenas e médias empresas. Agora, vamos citar alguns dos pontos estratégicos que justificam a adoção e implementação desse plano nas empresas. Continue a leitura!

Retenção de talentos

Uma empresa é feita de talentos individuais que se somam para formar um projeto comum vitorioso. É por meio das habilidades de cada profissional que a empresa se complementa e pode alinhar todos os processos em busca de mais crescimento e melhorar a competitividade comercial.

Atualmente, vimos diversos segmentos da economia que sofrem com a escassez de bons talentos. Um exemplo claro disso é o setor de programação e TI. Então, é preciso que haja uma estratégia muito clara sobre como reter e manter esses profissionais, não é mesmo? Nesse momento, o plano de cargos e salários pode ser uma saída inteligente e prática de se diferenciar de concorrentes, atrair, reter novos talentos e gerar mais qualidade de vida ao colaborador.

Produtividade dos colaboradores

Tempo é dinheiro. Essa expressão já se tornou um jargão no mercado e revela o quanto a produtividade dos funcionários é um fator vital para o sucesso de todo o negócio. Realizar um processo seletivo, capacitar e treinar um novo colaborador são tarefas muito mais onerosas do que manter uma boa base de talentos internos.

Mais uma vez esse fator ajuda na hora de apresentar o projeto de carreira ao funcionário. Ele pode ter acesso às informações mais importantes para o alcance dos seus objetivos profissionais e pessoais.

Equilíbrio na organização

Uma empresa equilibrada é sinônimo de sucesso e alinhamento operacional. Muitos gestores e empresários têm dificuldade em prover um ambiente de trabalho harmonioso e que fomente a criatividade e o crescimento profissional. Esses atributos não podem ficar de fora de qualquer projeto empresarial.

Quais são os passos essenciais da implantação?

Existem algumas etapas que não podem ficar de fora de um projeto de implantação do plano de cargos e salários. Estruturar e planejar previamente garantem que haverá uma maior taxa de sucesso no projeto.

Reunião

Tudo começa com uma reunião de planejamento. Analisar os fluxos financeiros da empresa, capacidade de contratação e a demanda interna dos profissionais ajuda a ter mais clareza na hora de colocar em andamento o projeto. O departamento de RH tem um papel importantíssimo para auxiliar na coleta de informações sobre o negócio. Após isso, sessões podem ser marcadas para que haja discussão acerca de qual a melhor estratégia para o plano de remuneração aos colaboradores e para a empresa.

Estruturação

Após a análise, chega o momento de estruturar o projeto. Nesse momento, é a hora de atribuir as responsabilidades que cada profissional deve exercer no seu cotidiano operacional. Delegar as funções e engajar o time para a execução de todo o planejamento é o que faz com que haja um alcance do sucesso. O sucesso da estruturação está intimamente correlacionada com o passo acima. Afinal, com uma reunião produtiva e eficiente é que podem ser aplicados todas as soluções planejadas.

Comunicação

Por fim, é preciso que exista uma comunicação acerca das decisões e planejamentos adotados. Um erro muito comum é focar somente na transmissão dessas informações para as contratações futuras. É necessário que seja feito esse repasse para os funcionários antigos também. Estabelecer um canal de comunicação para receber análises críticas pode ajudar na formatação e geração de melhorias ao projeto.

O plano de cargos e salários precisa ser visto e atualizado constantemente. Afinal, ele não é um projeto fixo e definitivo como muitas pessoas pensam, mas sim um movimento em constante mudança e adaptação a novos cenários. Manter todas as partes envolvidas recebendo as vantagens destacadas é uma tarefa vital para a garantia do sucesso de todo esse planejamento.

Os cenários macro e microeconômicos mudam, revelando a necessidade de adaptação para garantir as melhores decisões. O ponto financeiro não deve ser esquecido, já que a saúde operacional do empreendimento é o que garante o pagamento e custeio do plano de carreira.

Crescer e se reinventar devem ser pontos sistematicamente trabalhados e aperfeiçoados. Uma empresa mais bem-adaptada consegue se incluir em novas tendências e surfar ondas de oportunidades.

Queremos conhecer um pouco mais do seu negócio e das práticas adotadas. Você já teve alguma experiência com um plano de cargos e salários? Então, comente no campo abaixo quais foram as suas impressões e desafios nessa área!