Com o dia a dia cada vez mais corrido, parece impossível conciliar saúde e qualidade de vida no trabalho. Afinal de contas, são tantos afazeres que dar conta de tudo se torna bem difícil. Mas você sabia que dá para cuidar de si e ter um ótimo rendimento profissional?

A impressão que temos é que para ter sucesso na carreira é preciso abdicar do bem-estar pessoal. Entretanto, não é bem assim. Com alguns hábitos, você consegue ajustar a rotina atribulada e o autocuidado. Quer saber quais são essas atitudes? Então continue a leitura, pois, neste post, contamos o que você pode fazer para ter um estilo de vida mais saudável. Vamos lá?

Compreenda que trabalho não é tudo

Desde pequenos, nos ensinam a acreditar que grande parte da felicidade está no sucesso profissional, que é idealizado a custo de muito trabalho e privação da vida pessoal. Mas será que isso realmente é o certo? Como ficam as outras áreas da vida?

Trabalhar 12 horas por dia e deixar de viver bons momentos em nome do ofício é, muitas vezes, visto como algo bom aos olhos da sociedade. Porém, esse não é o caminho para conciliar trabalho e qualidade de vida. Os profissionais que se sentem realizados são, na maioria das vezes, aqueles que sabem equilibrar o seu tempo.

Apostar todas as fichas na vida profissional pode fazer com que você se frustre, caso não alcance as metas que muitas vezes são inatingíveis. Dessa maneira, é importante saber que existe muito mais a explorar além da porta do escritório.

Não tenha medo de tirar férias

Você é do tipo de profissional que não liga para tirar férias e acaba vendendo os dias? Saiba que isso pode prejudicar a sua qualidade de vida. Apesar do dinheiro extra ser um bom motivo, não ter uns dias de folga podem deixar corpo e mente sobrecarregados.

Além disso, as férias são o momento ideal para passar mais tempo com a família e amigos e criar boas lembranças. Dar mais atenção aos filhos, cuidar de si e fazer atividades que deem prazer são fundamentais para manter a sanidade mental em meio à vida tão atribulada.

Com a cabeça mais tranquila e relaxada, você se sente renovado para voltar ao trabalho, e isso pode deixar mais produtivo. Ou seja, faz com que a sua vida profissional tome um fôlego para alcançar seus objetivos.

Esteja mais presente na sua família

Não é à toa que chamam a família de porto seguro. É com ela que podemos contar nos momentos mais difíceis e é com ela que vibramos a cada conquista. Por isso, ser presente no âmbito familiar é essencial para manter a saúde mental e emocional.

Para quem tem filhos, qual o propósito em trabalhar muito para dar tudo o de melhor para eles, se não sobra tempo para usufruir da companhia deles e de tudo o que foi conquistado? Sendo assim, aproveite cada minuto ao lado da família e se faça presente em todos os momentos.

Trabalhe em uma gestão de tempo equilibrada

Embora o dia tenha a mesma quantidade de horas, parece que cada vez mais ele diminui. Saímos cedo de casa, fazemos diversas atividades e quando nos damos conta, já é noite. O pior é quando percebemos que não fomos produtivos o suficiente. Será que algo está roubando o nosso tempo? Se você tem essa sensação, é preciso trabalhar na gestão de tempo.

Para isso, aposte nos aplicativos de celular, que podem o ajudar a ter uma rotina mais organizada e identificar os “ladrões do tempo”. Esses programas emitem alarmes lembrando dos seus compromissos, ajudam a organizar horários etc. Não se esqueça de incluir no seu cronograma momentos de lazer com a família e do autocuidado.

Faça exercícios físicos

Embora o tempo esteja cada vez mais escasso, é imprescindível arrumar alguns minutos para se exercitar. A prática regular de atividades físicas faz bem não somente para o corpo como também para a mente. O hábito é capaz de fazer o organismo produzir substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar.

Sendo o estresse e a depressão problemas que acometem muitos profissionais que têm a rotina atribulada, praticar exercícios físicos pode ser a maneira de prevenir essas condições. Por isso, não abra mão do seu treino diário para liberar as tensões do dia a dia e obter todos os benefícios.

Alimente-se bem

Uma alimentação saudável ajuda a manter o corpo bem nutrido, além de prevenir doenças, o organismo tem todos os nutrientes necessários para produzir as substâncias responsáveis pelo nosso bem-estar, como a serotonina (hormônio da felicidade), e a melatonina (hormônio do sono).

Além disso, o cardápio equilibrado traz mais disposição para encarar as tarefas do dia a dia. Então, não deixe de caprichar nas refeições do diárias, com alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Aproveite os momentos de lazer para degustar os pratos preferidos. Equilíbrio é a chave do sucesso!

Invista na medicina preventiva

A medicina preventiva é aquela focada na prevenção de doenças. Dessa forma, ela atua na promoção da qualidade de vida. Para isso, ela engloba hábitos de cuidados com a saúde, como:

  • realização de check-ups e exames periódicos preventivos;
  • prática regular de atividades físicas;
  • alimentação saudável;
  • cuidados com a saúde mental, como prática de meditação e psicoterapias;
  • programas de vacinação.

Já ouviu falar que prevenir é melhor que remediar? É nessa linha de raciocínio que devemos seguir. Em vez de esperar a doença aparecer, a medicina preventiva ajuda a preveni-la. Sendo assim, invista em um plano de saúde para que seja um aliado no bem-estar.

A saúde e qualidade de vida no trabalho estão diretamente ligadas. Quando estamos bem fisicamente e mentalmente, conseguimos ser mais produtivos em nossas tarefas. Assim como o estresse da profissão pode afetar a nossa vitalidade. Por esse motivo é tão importante cuidar de ambos.

A saúde ocupacional é um ramo da medicina que atua na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Quer entender a importância dela dentro das PMEs? Então aproveite que está por aqui e leia o nosso guia completo sobre o assunto!