O feriado prolongado mais esperado do Brasil está prestes a começar. Para muitos, aproveitar o Carnaval significa festejar sem limites, mas é preciso ter moderação para cair na folia.  Afinal, será que o seu corpo está preparado para enfrentar essa verdadeira maratona?

Para que a sua festa não acabe antes do esperado, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a curtir o Carnaval sem abrir mão da sua saúde e segurança.

Vamos conferi-las juntos?

Beber água é fundamental

Normalmente, o nosso corpo consome cerca de 50 ml de água por hora, mas, durante os dias de Carnaval, essa perda pode chegar a até 1250 ml. Por essa razão, beber água em grande quantidade é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Caso você tenha abusado na hora de ingerir bebida alcoólica, não deixe a sua garrafinha de água muito longe. O ideal é consumir 2 litros diariamente, mas, nos dias de festas, não é exagero aumentar o volume para 3 litros por dia.

Cuidado com o sol

Dicas de cuidado com a pele

Um problema recorrente dos foliões no Carnaval são as queimaduras de sol. Sob o forte calor dessa época do ano, muitas pessoas passam o dia atrás do trio elétrico e se esquecem da proteção solar. Se puder, evite a exposição exagerada em horários de sol mais forte, geralmente das 10h às 16h. O filtro solar também é um aliado poderoso na hora da diversão nos bloquinhos de Carnaval. A aplicação deve ser feita a cada 30 minutos, reaplicando o produto a cada 2 ou 3 horas.

Além disso, que tal investir em um chapéu e óculos de sol para compor a sua fantasia?

Use preservativo

Diversão e proteção devem estar juntas no Carnaval. De acordo com dados do Ministério da Saúde, jovens entre 15 e 24 anos são os que menos usam preservativos.

Para a sua diversão ser garantida e a sua saúde preservada, não vacile. Se o clima esquentar, use camisinha. Afinal de contas, a época mais animada do ano não pode virar motivo de tristeza depois, não é mesmo?

Atenção às noites de sono

Quando o assunto é aproveitar o Carnaval, muitas pessoas não pensam duas vezes em virar noites acordadas para não perder nenhum segundo da folia.  O fato é que essa decisão pode prejudicá-lo no decorrer da festa.

O sono é um elemento reparador do organismo e permite que o seu corpo renove as energias. Mesmo que você vá dormir tarde, procure repousar por pelo menos seis horas por dia.

Com essa dica, você vai ter mais disposição e energia de sobra para continuar a animação. E isso é fundamental, não é verdade?!

Passou da conta?

Não conseguiu seguir as nossas dicas e exagerou na bebida, no sol e na curtição? Calma, que ainda dá para recuperar!

Para combater a ressaca, recorra a sucos naturais. O açúcar natural das frutas ajuda a repor os níveis de glicose no sangue. Já para aqueles que tomaram sol em excesso, aplique compressas geladas nas regiões com queimaduras e utilize creme hidratante no local. Agora, se houve sexo desprotegido, a orientação é realizar exames laboratoriais. Eles permitem a detecção dos anticorpos para o vírus da Aids em um prazo bem curto, de até 30 minutos.

Mas lembre-se: a responsabilidade no uso do preservativo é compartilhada pelo casal.

Crianças no Carnaval

Deixando um pouco de lado as orientações para os adultos, a dica agora é para quem pretende levar os pequenos para curtir o Carnaval com muita música, fantasia e serpentina.

Você que é mãe ou pai deve prestar atenção em alguns cuidados essenciais para que o seu filho brinque e aproveite a folia com segurança.

Vamos conferir juntos quais são essas dicas?

Supervisão constante

Em um local amplo e com muitas crianças no mesmo espaço, é bom ficar de olho, por exemplo, se o piso é escorregadio e pode provocar queda nas crianças.

Outro detalhe que deve ser observado com atenção é o tipo de calçado utilizado pela criançada. Sandálias devem ser seguras e firmes nos pés, e tênis precisam ficar com os cadarços sempre muito bem amarrados.

Verifique a existência de escadas e se o acesso a elas é protegido por alguma porta que impeça qualquer tipo de acidente. Se houver janelas, que elas tenham telas ou grades de proteção.

Se a festa for realizada em um local aberto, certifique-se de que o lugar está fechado para o trânsito de veículos.

Identificação nas crianças

Crianças são curiosas e se distraem rápido, então é preciso muita atenção para que elas não se percam no meio da multidão durante a folia de Carnaval.

A orientação principal é a utilização das pulseiras de identificação nas crianças durante o Carnaval. Ela deve ser preenchida com o nome e o endereço da criança, além de conter informações com o nome e o contato dos responsáveis, para o caso de imprevistos.

Tomando essa medida simples, seu filho pode cair na folia com muito mais segurança.

Escolha da roupa

Evite roupas com cordões ou o uso de correntes no pescoço. Também fique atento a botões e pequenos ornamentos, que podem se soltar e ser engolidos pela criança.

Intoxicação e engasgamento

Observe se os produtos que serão utilizados na diversão com as crianças, como espuma artificial, tintas e glitter, são atóxicos e hipoalergênicos.

Explique para as crianças que elas não devem colocar confete na boca, enrolar a serpentina no pescoço ou brincar de jogar espuma nos olhos e na boca dos outros amiguinhos.

Cuidado com o barulho

A recomendação é ficar a uma distância mínima de 15 metros das caixas de som para não prejudicar a audição das crianças. Também é aconselhável evitar grandes aglomerações para proteger as crianças de infecções virais.

Ao adotar essas dicas e colocá-las em prática, você não deixa a saúde e nem a consciência de lado na hora de pular Carnaval. Bem melhor assim, não é mesmo?

Boa diversão! E conte com a Unimed Rio Preto, sempre, para cuidar da sua saúde e da sua família!