Os cuidados com a pele são fundamentais em todas as épocas do ano. No verão, por exemplo, a tendência é se expor mais ao sol e, no inverno, os banhos quentes ganham espaço na rotina das pessoas, não é verdade?!

Você cuida bem da pele do seu rosto e do seu corpo? Tem hábitos diários que ajudam nesse cuidado? Sabe o que fazer para ter uma pele bonita, hidratada e saudável?

É sobre esse assunto que iremos conversar ao longo do texto. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar!

Boa leitura!

  • Hidratação

A gente ouve falar com frequência que o cuidado com o nosso corpo começa de dentro para fora, não é mesmo? Portanto, em primeiro lugar, foque na sua hidratação.

Em geral, a recomendação é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, mas esse valor pode variar bastante dependendo da sua rotina, do seu metabolismo, da temperatura do ambiente etc.

Comer frutas com alto teor de água, como melancia, melão e laranja, por exemplo, também ajuda bastante! Então, mantenha-se sempre hidratado!

  • Alimentação

Já que estamos falando de cuidados internos, a alimentação não pode ficar de fora dessa lista.

Busque o equilíbrio no seu dia a dia: consuma frutas, verduras e legumes e evite produtos industrializados, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e todo tipo de excesso.

Ter consciência com relação ao que você come ajuda na hidratação do seu corpo, na prevenção de doenças e no retardamento dos sinais de envelhecimento da pele.

  • Filtro solar

Agora, vamos aos cuidados externos. Usar filtro solar diariamente é essencial, principalmente no verão e sob exposição excessiva ao sol, como na praia ou na piscina, por exemplo.

Quando falamos em proteção da pele, essa é uma das recomendações mais citadas, pois protege você contra os raios UVA (raios solares que alcançam a camada interna da pele – a derme) e UVB (raios solares que atingem a camada externa – a epiderme).

Anote aí essa dica: o recomendado é aplicar filtro solar cerca de 20 a 30 minutos antes do contato com o sol. E não se esqueça de retocar o protetor a cada três horas aproximadamente.

  • Sol excessivo

Já que o assunto é o sol, uma dica importante é evitar a exposição direta. Se quiser pegar um bronzeado, dê preferência pelo sol do início da manhã ou do final de tarde. Use acessórios a seu favor, como chapéu, boné, óculos e guarda-sol. E, claro, abuse do protetor solar.

  • Limpeza

Ter uma pele limpa e hidratada corretamente é outra necessidade básica.

A pele do rosto precisa de um sabonete diferente do que é usado no corpo, por exemplo. Às vezes, é necessário usar um adstringente ou um creme específico também. Já os pés requerem outros hábitos, como uma esfoliação.

E há ainda diferentes tipos de pele – oleosa, mista e seca – e cada uma necessita de uma rotina de cuidados. Para isso, a indicação é fazer um acompanhamento com um médico dermatologista.

  • Banho

Na hora do banho, evite água muito quente. Ela prejudica a sua hidratação, pois a camada de gordura superficial acaba sendo retirada, o que reduz o nível de proteção. Então, prefira banho frio ou morno, no caso, em dias de baixas temperaturas!

  • Roupas

As roupas também interferem no cuidado com a sua pele, sabia? Em dias quentes, dê preferência por peças claras e tecidos mais leves, como algodão, malha, viscose e linho. As roupas escuras tendem a absorver mais os raios ultravioleta, aumentando a sensação de calor.

Agora que já separamos as principais dicas de cuidados com a pele no dia a dia, vamos a um assunto que também merece a nossa atenção? O câncer de pele!

  • Saúde em dia

Você sabia que o câncer de pele é o mais comum no Brasil? Segundo o Ministério da Saúde, ele ocorre principalmente nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como por exemplo: rosto, pescoço, orelhas e mãos.

Então, fique atento a qualquer sinal ou sintoma que possa surgir: manchas, pintas, cicatrizes, tudo merece a sua atenção!

E lembre-se: procure um médico de sua confiança para receber as orientações corretas e fazer o tratamento adequado, se for preciso.

Estamos chegando ao final do nosso texto, mas, antes de encerrá-lo, queremos abordar mais uma questão com relação aos cuidados com a pele. Será que a idade interfere nesse assunto? Vamos descobrir!

Cuidados com a pele de crianças e idosos

Plano-de-saúde-para-bebê-2

Os bebês têm uma pele mais sensível e, geralmente, a indicação é usar filtro solar a partir dos seis meses de idade. Mas é fundamental buscar orientação com um pediatra ou dermatologista para saber qual o melhor produto, afinal, cada criança pode reagir de uma maneira diferente.

Além disso, é muito importante ensinar a criança a usar protetor diariamente. Assim, fica mais fácil de ela adquirir esse hábito para a vida.

Os idosos também precisam de cuidados especiais, mas sua pele é diferente da pele de uma criança ou de um jovem, por exemplo.

A partir dos 60 anos, a derme sofre alterações importantes e demanda atenção redobrada. Rugas, manchas, flacidez são alguns dos sinais da idade e o envelhecimento se traduz em perda da hidratação, oleosidade e elasticidade.

Por isso, além dos cuidados básicos já citados acima, é importante também adquirir novos hábitos:

  • Tomar banhos mais curtos
  • Usar protetor nos lábios
  • Evitar produtos aromatizados
  • Optar por hidratantes neutros
  • Caprichar nos antioxidantes
  • Ter cuidado ao coçar a pele

Gostou das nossas dicas? E por aí, como andam os seus cuidados com a pele?! Reflita, mude hábitos, se for preciso, e priorize sempre a sua saúde! Para nós, da Unimed Rio Preto, sua saúde vale muito!