Chegamos à metade do ano! É muito comum, neste momento, repensarmos as metas e objetivos que traçamos lá no finalzinho do ano passado ou no início deste ano, não é verdade?!

Surgem aqueles questionamentos: será que estou no caminho certo? Já cumpri alguma meta? O que foi planejado antes faz sentido agora? E, a partir de hoje, o que devo fazer?

Queremos ajudar você a encontrar as respostas para essas perguntas e, claro, a seguir entusiasmado com seu planejamento para os próximos meses de 2022. Então, separamos algumas dicas especiais!

Acompanhe ao longo do texto!

5 dicas para alcançar metas

1. Para, pense e avalie!

É hora de fazer um balanço! Tire um tempinho com calma, reveja as metas que você planejou no passado e avalie o que foi feito (ou não foi feito) até então. Não é preciso agir com pressa e acelerar alguns processos só para dizer que o objetivo foi alcançado. Mas é importante fazer uma reflexão, entender se houve evolução e se está no caminho certo. Afinal, os seis primeiros meses do ano já foram embora!

2. Atualize suas metas

Após esse primeiro momento de avaliação, é importante que você atualize suas metas. Não há problema nenhum em mudar o que for necessário, ajustar prazos, definir novas estratégias ou até começar do zero. Fundamental mesmo é que as metas façam sentido para você, que tragam resultados positivos e estejam de acordo com a sua vida agora.

3. Celebre as conquistas que já vieram

Pense um pouquinho: será que não há pelo menos um motivo para você comemorar? Durante todos esses meses de 2022, você não conquistou nenhum objetivo? Não evoluiu em nenhum projeto? É muito provável que tenha, sim, resultados positivos para exaltar. Não precisam ser grandes feitos, mas é essencial reconhecer o seu esforço e se parabenizar por isso. Uma dica bem legal é, sempre que estabelecer uma meta, divida-a em pequenas etapas. Assim, a cada passo dado, você consegue enxergar melhor a sua evolução e isso dá mais ânimo para correr atrás dos seus objetivos! Celebre as pequenas vitórias!

4. Organize o tempo e monte um plano para os próximos meses

Organização e planejamento são atitudes essenciais para quase tudo nessa vida, não é verdade?! Com as metas, não é diferente! Abra o calendário, pode ser aquele de papel ou do celular, e olhe para os próximos meses com atenção. Marque datas importantes, estabeleça prazos, desenhe projetos, enfim, coloque “no papel” o que está na sua cabeça. E monte um plano para cada ação que desenhar!

5. Seja positivo, acredite em você

Você já deve ter ouvido falar que o pensamento tem poder, né?! A gente atrai aquilo que pensa. É claro que não dá para ficar parado esperando o milagre acontecer. É preciso se esforçar, se dedicar e agir! E mais! É preciso acreditar que é possível. Você deve ser o seu maior incentivador!

Anotou tudo aí! Já está com as metas atualizadas para o segundo semestre de 2022?

Antes de terminar esse bate-papo, separamos uma dica extra, que vai fazer toda a diferença para você alcançar seus objetivos! Vamos juntos descobrir qual é?

Dica extra: meta SMART

Você já ouviu a expressão “meta SMART”? É um conceito muito usado no mundo corporativo, mas que você aplicar para as diversas áreas da vida!

A sigla SMART vem do inglês e sugere que, para você estabelecer uma meta, é fundamental que ela seja específica (S = Specific), mensurável (M = Measurable), atingível (A = Assignable), relevante (R = Relevant) e temporal (T = Time-based).

Achou complicado? Vamos explicar!

Específica que dizer que a sua meta precisa ser clara, objetiva. Se for muito genérica, fica mais difícil de alcançá-la. Ser mensurável é importante para você conseguir acompanhar a evolução do seu projeto. Ser atingível é primordial, pois ninguém quer traçar uma meta impossível de ser concretizada, não é verdade?!

Agora, vamos aos dois últimos termos. Relevante, como o próprio nome diz, necessita de relevância para sua vida. A meta é para melhorar o que não está tão legal! E temporal tem relação com delimitar prazos. Se não colocamos uma data para determinada ação, ela corre o grande risco de se perder pelo caminho.

Legal, né?!

Então, sabe aquelas metas importantíssimas que você traçou lá atrás? Ser mais saudável, cuidar da alimentação, praticar atividade física, dormir melhor, dar atenção à saúde mental, passar mais tempo com a família… É hora de correr atrás delas!