O novo ano começou e com ele trazemos muitas resoluções para o ciclo que se inicia. Adotar hábitos saudáveis está entre as principais metas da maioria das pessoas, o problema é que nem sempre a motivação perdura e a nova rotina não chega nem até o carnaval. Isso já aconteceu por aí?

Se a sua resposta foi sim, saiba que você não está sozinha(o). Começar o ano, e manter, colocando em prática hábitos saudáveis nem sempre é tarefa fácil. Apesar de saber o quão bem faz praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, por exemplo, muitas vezes não conseguimos ir até a página dois. Outras vezes achamos que ser saudável se limita a isso, mas há outros hábitos tão importantes quanto esses para uma rotina positiva, baseada no bem-estar e saúde. 

É para isso que estamos aqui! Se em 2022 você quer fazer diferente e tirar do papel os planos de viver melhor, esse conteúdo é para você. Continue a leitura e confira 6 hábitos saudáveis e como colocá-los em prática para fazer toda diferença na sua vida. 

6 hábitos saudáveis fundamentais para viver com mais qualidade de vida

Observe a lista abaixo e identifique os hábitos que você tem:

  • Fumar;
  • Exagerar na bebida alcoólica;
  • Dormir mal ou pouco;
  • Utilizar medicações sem prescrição médica com frequência;
  • Se alimentar mal, baseado em alimentos industrializados;
  • Ingerir muito açúcar;
  • Beber pouca água;
  • Se isolar do convívio com familiares e amigos;
  • Nutrir pensamentos negativos;
  • Não praticar atividades físicas regularmente;
  • Não ir ao médico com frequência. 

Se você mantém um ou mais desses hábitos um tanto quanto nocivos para a saúde, saiba que é possível virar a chave e substituí-los por outros mais construtivos. Manter uma rotina atribulada com muitos desses costumes é fator perigoso para a sua saúde, pois são precursores de doenças físicas e emocionais, como pressão alta, depressão, estresse, ansiedade, diabetes, entre outras. 

Então agora que você já conhece alguns hábitos que estão prejudicando sua saúde e qualidade de vida, vamos aos hábitos que podem transformar sua rotina e entregar muito mais energia, disposição, humor e bem-estar.

1 – Alimente-se bem

Alimentar-se bem está conectado com todas as funções do nosso organismo, até mesmo aquelas que desconhecemos ou desconsideramos. Com certeza você já ouviu falar em alimentação equilibrada quando o assunto são os hábitos saudáveis e não é para menos. 

Comece pelo básico: descasque mais e desembale menos. Dê prioridade para os alimentos de verdade, como frutas, legumes, hortaliças, oleaginosas, sementes e todas as combinações que a natureza pode oferecer. Portanto, evite alimentos altamente processados, com adição de açúcares, corantes e conservantes. Excesso de carne vermelha, frituras, bebidas alcoólicas e refrigerantes também podem ser deixados de lado. 

Leia também: 5 sintomas de intolerância à lactose

Na hora das refeições, separe um tempo para fazer exclusivamente isso. Coma sem distrações, sem celular ou televisão ligados. Mastigue bem e experimente com todos os sentidos sua refeição. Isso com certeza vai ajudá-lo na sensação de saciedade e evitar que coma mais do que seu corpo precisa, além de favorecer a digestão.

Não se esqueça de beber bastante água, uma média de 2,5 litros por dia. Chás sem açúcar e sucos naturais sem exageros também são opções de líquidos para ingerir ao longo do dia e manter o corpo hidratado. 

2 – Inclua o exercício físico na sua rotina 

hábitos-saudáveis

O exercício físico talvez seja o hábito saudável mais difundido por aí, todos sabem como é fundamental incluir na rotina da semana. Apesar de saber, muita gente não adota. É isso que vamos mudar em 2022! 

Escolha o esporte ou exercício que mais te dá alegria e prazer e inclua-o na sua rotina, pelo menos 2 a 3 vezes na semana para começar. Criar pequenas metas alcançáveis pode ser o estímulo que você precisa para, daqui a pouco, estar praticando seu exercício diariamente.  

Pode ser qualquer atividade: correr, caminhar, nadar, fazer pilates, yoga, pole dance, boxe, andar de bicicleta, … a variedade é enorme, por isso teste até encontrar uma que você se identifique de verdade. 

Além da satisfação de colocar o corpo em movimento e das sensações de bem-estar proporcionadas pelas descargas de hormônio durante e depois da prática, ainda melhora a circulação do fluxo sanguíneo, melhora o sono, a imunidade, a digestão, aumenta a vitalidade, a força e o equilíbrio, reduz estresse e ansiedade. A lista de benefícios é extensa e para alcançá-la você só precisa de uma coisa: começar. 

3 – Durma um sono reparador

Nem sempre dormir demais é bom, assim como dormir pouco pode ser extremamente prejudicial para a saúde. O importante mesmo é ter uma boa noite de sono reparador, fundamental para proporcionar muitos benefícios.

Comece a praticar a higiene do sono e sinta as coisas melhorarem. Essa é uma rotina saudável para adotar antes de ir dormir. São hábitos saudáveis que vão preparar seu corpo para o sono de modo que ele seja realmente reparador. 

Pelo menos uma hora antes de ir para a cama, tome um banho relaxante, prefira programas de televisão mais calmos, abaixe a luz, prefira alimentos mais leves e evite a tela do celular ou computador. Essas atitudes vão enviar ao seu cérebro a mensagem que é hora de dormir e todo o processo será desencadeado no seu organismo. 

Dormir cerca de 7 a 8 horas por noite com qualidade é fundamental para a saúde, pois ajuda a reduzir os níveis de estresse e depressão, além de prevenir doenças cardiovasculares

4 – Faça exames e visitas regulares ao médico

Fazer exames periódicos e visitas regulares aos médicos especialistas são hábitos saudáveis e importantes para cultivar a longevidade com qualidade de vida. Tornar isso uma rotina é prevenção, uma forma de evitar que doenças surjam ou evoluam para quadros mais graves. 

Ao notar sintomas e queixas recorrentes, não deixe de procurar um médico para buscar orientação o mais rápido possível e investir sua origem.

5 – Cultive bons relacionamentos

O ser humano é um ser sociável, o que significa que estar em comunidade e ser “aceito” é importante para nosso bem-estar físico e emocional. Os cientistas chamam essa necessidade de “efeito aldeia” e ela está lado a lado com a importância de bons hábitos alimentares e ausência de vícios.

Ou seja, cultivar o convívio social e os bons relacionamentos faz parte de uma rotina com hábitos saudáveis. Reforçar os laços de amor e amizade liberam hormônios importantes para regulação do humor e pode até diminuir dores físicas. 

Aproveite que a vacinação contra covid-19 está avançando e reserve mais tempo neste novo ano para encontrar olho no olho as pessoas que você ama e reforçar esses vínculos.

6 – Conecte-se com você mesmo mais profundamente 

hábitos-saudáveis

Quando foi a última vez que você ficou sozinha com você mesma(o) e ouviu seus pensamentos e sentimentos com clareza? Quando foi a última vez que você tirou um momento para ler algo edificante ou para agradecer o que você conquistou até aqui? 

Muitas pessoas vinculam esses hábitos saudáveis, como gratidão, fé e meditação, com religião, mas uma coisa nada tem a ver com a outra. Estudos já revelaram que a gratidão está ligada a maiores níveis de bem-estar nas pessoas.

Estamos falando de espiritualidade, uma forma de se enxergar conectado ao todo e a um contexto maior, intimamente ligado ao autoconhecimento e ao autodesenvolvimento, que perpassam por maneiras mais positivas de pensar, enxergar o mundo e a si mesmo. 

A busca pelo desenvolvimento pessoal também está relacionada a hábitos saudáveis, como: 

  • Ler livros positivos;
  • Praticar meditação;
  • Praticar yoga;
  • Fazer terapia com psicólogo;
  • Estar em contato com a natureza;
  • Praticar a gratidão e o perdão;
  • Trocar pensamentos negativos por positivos;
  • Fazer trabalho voluntário.

Como introduzir um hábito positivo na sua rotina

Agora que você já sabe quais são os 6 hábitos mais importantes para apostar se o seu objetivo é ter mais saúde, qualidade de vida, bem-estar e longevidade, está na hora de pensar em como introduzi-los na sua rotina neste novo ano. 

Essa pode ser a parte mais complicada, uma vez que criar um novo hábito nem sempre é fácil. A primeira dica para transformar este cenário é sempre focar seu cérebro nos benefícios. Sinta as vantagens no organismo e reforce mentalmente os efeitos positivos que aquelas ações trarão. 

Outra coisa importante é não esperar a vontade vir para colocar em prática, pois nem sempre ela estará presente. Às vezes, é a disciplina que deve mandar e aos poucos aquela atividade vira hábito. Por exemplo, nem sempre acordamos dispostos a treinar, mas a disciplina e o foco são prioridades. Então, você coloca em ação e sente os benefícios do esporte no seu corpo, mesmo que antes estivesse sem vontade de praticar. 

Reservar na sua agenda os horários certos para realizar cada coisa da sua rotina pessoal também é outra dica importante. Anote na agenda e inclua de fato na rotina o horário para comer, treinar, ler, meditar e o que mais você tiver na sua lista de hábitos saudáveis. Assim é mais difícil se sabotar por falta de tempo. 

Para se alimentar melhor, prepare sua comida e tenha alimentos mais saudáveis na geladeira como opções de lanches rápidos. Ao pedir sempre delivery é mais fácil cair na tentação e afundar o pé na jaca com alimentos pouco nutritivos e muito calóricos. 

Conclusão

Pronto, chegamos ao final desse conteúdo e agora você já conhece 6 hábitos saudáveis que fazem toda diferença na sua vida e proporcionam mais saúde, disposição, bem-estar, qualidade de vida e vitalidade. 

Você também aprendeu algumas formas de inserir os hábitos na rotina sem tanta dificuldade, mas é claro que o mais importante é a sua força de vontade. Foque no seu objetivo e faça dos hábitos saudáveis seus aliados e não uma tortura. Em 2022, tire os planos do papel e faça acontecer.